Nos dias 24 e 25 de setembro de 2024 ocorreu no Auditório da Fatec São Paulo o I Colóquio do Curso de Produção Cultural com a temática “Memória e memorial: visibilidade ao que não deveria ser esquecido”. O evento contou com a presença dos alunos regulares e especiais da disciplina de Fundamentos, do programa de Mestrado Profissional de Desenvolvimento em Educação Profissional, além dos Profs. Drs. Emerson Freire, Michel Mott Machado, Sueli Batista e Marilia Macorin de Azevedo.
Considerando os 60 anos do golpe militar e a importância do processo de implementação do Centro de Memória da Fatec São Paulo, a Profa. Sueli Batista propôs aos organizadores do evento uma mesa redonda sobre o Ginásio Vocacional, articulando-se assim, as aulas da disciplina de Fundamentos da EPT ao evento, uma vez que na disciplina havia a previsão da análise de um filme e um texto sobre o ensino vocacional.
Procedeu-se então uma mesa redonda como iniciativa para a retomada do cineclube da Fatec São Paulo a partir do documentário “Colégio Vocacional: uma aventura humana”. A ação contou com a presença de Daniel Ferraz Chiozzini, pesquisador da PUC São Paulo, e mediação do Prof. Emerson Freire.
Na obra, o cineasta Toni Venturi revisita na produção uma página pouco conhecida da história da educação pública no Brasil: os colégios Vocacionais do estado de São Paulo que na década de 60 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas, tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e habilidades técnicas.