Alencar, M.A. Planejamento e gestão de ações para o controle dos índices de evasão no ensino superior em tecnologia. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
O presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que contribuem para a redução dos índices de evasão numa instituição pública estadual de ensino superior. O interesse nesta pesquisa se justifica devido à perda de receita pública, investida no ensino superior, perdida pelos índices de evasão nos cursos superiores de tecnologia. A metodologia usada foi pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com alunos que permaneceram numa instituição pública de educação superior tecnológica, via internet. Buscando isolar os fatores comuns que ocasionaram a permanência do discente no curso, de maneira a tentar diminuir a evasão através de ações que reforcem e melhorem estes fatores. E os resultados apontaram que o sentimento de apoio, somados ao oferecimento de recursos para suprir deficiências de formação, anteriores ao ensino superior, mais facilidade de acesso a instituição, são os fatores de maior influência na decisão da permanência do discente até o final de seu curso.