Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS
Prof. Dr. Bruno Arruda Mortara - SENAI
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS
LOPES, Pedro
Leandro. Utilização da Tecnologia de Realidade Aumentada em
Produtos Impressos como Recurso de Inovação para a Indústria Gráfica do Brasil. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia
em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2022.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as diretrizes para o
processo de inovação das atividades desenvolvidas pela indústria gráfica do
Brasil, por meio da utilização da tecnologia de realidade aumentada. Para a
realização deste estudo o pesquisador realizou uma revisão sistemática da
literatura e utilizou dois métodos para coleta de dados, um questionário modelo
survey e entrevistas semiestruturadas. A aplicação do questionário survey
no formato online contou com a participação de profissionais atuantes em
empresas da indústria gráfica de diferentes regiões do Brasil. As entrevistas
semiestruturadas foram realizadas por meio da participação de profissionais
atuantes em quatro empresas de tecnologia, com especialidade em recursos de
realidade aumentada. Foi possível identificar, por meio das informações coletadas nos
instrumentos de coleta de dados da pesquisa, que a aplicação da tecnologia de
realidade aumentada possui a perspectiva de crescimento no mercado brasileiro.
Os resultados obtidos por meio do questionário survey indicaram que a
aplicação de realidade aumentada em produtos impressos é um recurso pouco
explorado pela indústria gráfica do Brasil, sendo que os participantes
afirmaram existir demanda para a aplicação dessa tecnologia, como alternativa
de inovação, em projetos de produção gráfica. As empresas de tecnologia
participantes do estudo apresentaram consenso sobre a possibilidade de oferta
de todo o suporte técnico necessário para manutenção da plataforma digital
necessária para a funcionalidade da tecnologia. Contudo, houve o consenso entre
os profissionais de tecnologia participantes em afirmar que as aplicações da
tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos devem preferencialmente
estar associadas a possibilidades de agregar valor aos serviços vinculados a
estes produtos.