Data de Apresentação:27/03/2024 Autor: Helen Regiane Martinez
Formação do Formador
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO - UNEMAT

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

MARTINEZ, H. R. Um estudo sobre narrativas (auto) biográficas para formação profissional docente na educação profissional. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente trabalho está inserido no Projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Tem por objetivo investigar a possibilidade das narrativas (auto)biográficas como experiência formativa para professores de educação profissional. Adota-se a pesquisa narrativa como eixo metodológico por meio dos estudos sobre formação docente de Antonio Nóvoa, Michael Connelly e Jean Clandinin para aporte do método narrativo, Jorge Larrosa Bondía para contextualizar a experiência docente, Virginia Braun e Victoria Clarke, Maurice Tardif, Lee Shulman e Michael Connelly e Jean Clandinin nas análises das entrevistas e Marilyn Cochran-Smith sobre comunidades investigativas. Propõe-se o desenvolvimento de um produto de pesquisa: as Comunidades Investigativas de Prática docentes. As narrativas aqui estão representadas enquanto método investigativo e fenômeno de pesquisa. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas feitas pela pesquisadora a um grupo de professores da educação profissional de um colégio. Os resultados obtidos confirmam o potencial formativo das narrativas e com isso, objetiva-se amplificar as possibilidades de utilização desta metodologia para o estudo da formação de docentes da educação profissional.

Educação Profissional. Narrativas (auto)biográficas. Formação do professor