Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO - UNEMAT
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
MARTINEZ, H. R. Um estudo sobre narrativas (auto) biográficas para formação
profissional docente na educação profissional. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional
em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
O presente trabalho está inserido no Projeto Saberes e Trabalho
Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é
Educação e Trabalho. Tem por objetivo investigar a possibilidade das narrativas
(auto)biográficas como experiência formativa para professores de educação
profissional. Adota-se a pesquisa narrativa como eixo metodológico por meio dos
estudos sobre formação docente de Antonio Nóvoa, Michael Connelly e Jean
Clandinin para aporte do método narrativo, Jorge Larrosa Bondía para
contextualizar a experiência docente, Virginia
Braun e Victoria Clarke, Maurice Tardif, Lee Shulman e Michael Connelly e Jean Clandinin
nas análises das entrevistas e Marilyn Cochran-Smith sobre comunidades
investigativas. Propõe-se o desenvolvimento de um produto de pesquisa: as
Comunidades Investigativas de Prática docentes. As narrativas aqui estão
representadas enquanto método investigativo e fenômeno de pesquisa. Os dados
analisados foram coletados por meio de entrevistas feitas pela pesquisadora a
um grupo de professores da educação profissional de um colégio. Os resultados
obtidos confirmam o potencial formativo das narrativas e com isso, objetiva-se
amplificar as possibilidades de utilização desta metodologia para o estudo da
formação de docentes da educação profissional.