Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
SILVA JUNIOR.
C. A. da. Saberes, Trabalho Docente e
Educomunicação: o uso de
tecnologias digitais na educação profissional. 100 f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto
Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no
programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja
área de concentração é Educação e Trabalho. Este é um trabalho de pesquisa que
trata de um estudo sobre os saberes, as práticas docentes, educomunicação e
tecnologias na educação profissional e traz uma discussão sobre o uso de tecnologias
digitais no ensino remoto. Justifica-se
o interesse neste tema, porque com a adoção das tecnologias digitais nas
práticas docentes, é necessário repensar o saber do professor quanto à comunicação docente.
Tem como objetivos discutir a aplicabilidade das tecnologias digitais nos
processos educomunicativos de uma instituição privada de educação profissional,
no ensino remoto, sob a ótica do docente; contextualizar os saberes docentes
necessários para utilização das tecnologias digitais no ensino remoto; discutir
as práticas, experiências e conhecimentos que foram aprimorados com o
isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19; identificar as
necessidades dos docentes para o uso das tecnologias digitais no seu dia a dia
e elaborar uma proposta de formação continuada para os docentes, como produto
desta pesquisa, sobre educomunicação e o uso das tecnologias digitais na educação.
A fundamentação teórica consiste numa pesquisa bibliográfica sobre os saberes e
trabalho docente, educomunicação, educação profissional, ensino a distância,
ensino remoto, tecnologias e recursos educacionais digitais. A metodologia da
pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, por
meio de pesquisa via Google Forms e
de entrevistas semiestruturadas com os docentes de uma instituição privada de
educação profissional. Os principais resultados desta pesquisa contribuíram para
uma reflexão sobre a importância da formação docente em relação ao uso das
tecnologias digitais no ensino remoto, bem como para o desenvolvimento do
produto resultante desta pesquisa, uma proposta de formação continuada para os
professores dessa instituição.