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Dissertação

Omni-channel e o impacto na cadeia de suprimentos do setor varejista têxtil de vestuário: evidências por meio do estudo de caso

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Data de Apresentação:28/03/2024 Autor: Fabio Santo Caram
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Orientador:
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Francisco Santos Sabbadini - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS


Resumo

CARAM, F. S. Omni-channel e o impacto na cadeia de suprimentos do setor varejista têxtil de vestuário: evidências por meio do estudo de caso. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 

Esta pesquisa concentrou-se nos novos desafios do mercado varejista decorrentes do avanço nas tecnologias de informação e comunicação e o novo comportamento do consumidor. Tinha como objetivo identificar quais os impactos que a implementação da estratégia omni-channel provoca na cadeia de suprimentos do varejista em geral, tendo como objeto de estudo uma empresa comercial têxtil de vestuarios, inovando por meio do varejo digital e mostrando que é possível se obter maior rentabilidade com menos custos operacionais. Este trabalho foi realizado por meio de um estudo de caso de natureza aplicada com objetivo exploratório e abordagem combinada (qualitativa e quantitativa). A metodologia adotada foi de natureza aplicada, objetivo foi exploratório, abordagens combinadas (qualitativo e quantitativo) e o método foi o estudo de caso. No estudo de caso realizado na empresa varejista que operava em uma estrutura de multicanalidade e em determinado momento tomou a decisão estratégica de integrar os canais de venda, de acordo com a demanda dos clientes e no momento pandêmico. O fator que pode representar uma limitação ao estudo é o reduzido número de depoimentos coletados por meio das entrevistas. Para compensar essa limitação o pesquisador buscou outras fontes de informação obtidas por meio de visitas as lojas físicas da empresa e a própria fábrica em que foi possível acompanhar a situação atual das iniciativas voltadas ao omni-channel. O resultado obtido foi uma melhora de 15% na performance da empresa tanto na distribuição de seus produtos que refletiram nos seus lucros obtidos quanto na administração da cadeia de suprimentos que expressou a economia de mão de obra e diminuição da perda de material.

Varejo Digital. Omni-channel. Gestão da Inovação. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos