Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNINOVE
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
LOVERA, R. S.
S. O processo de aprendizagem no curso
profissional de mecatrônica de nível técnico. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional
em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Este estudo foi
desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de
pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. A
Mecatrônica é um ramo da engenharia que tem como fundamento o emprego sinérgico
de diferentes disciplinas para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a
atividades rotineiras. O problema que este estudo aborda diz respeito a como se
constitui o processo de aprendizagem na formação do profissional de nível
técnico em Mecatrônica e quais as interfaces com o conteúdo desenvolvido. Para
abordar esse problema, o objetivo desta pesquisa foi investigar os processos de
aprendizagem na formação do técnico em Mecatrônica. A abordagem da pesquisa foi
mista tipo descritiva e exploratória. Adotou-se pesquisa bibliográfica e estudo
de casos múltiplos tendo como análise duas escolas, uma pública e outra
privada, do estado de São Paulo que oferta o Curso Técnico de Mecatrônica na
modalidade subsequente. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com
coordenadores e aplicação de questionários aos docentes e discentes das
unidades escolares estudadas. Os principais resultados demonstram que as práticas
pedagógicas adotadas em sala de aula dependem das ações dos professores do
curso pois não há uma sistematização das abordagens pedagógicas adotadas, além
de poucas publicações que busquem fundamentar este processo. Como produto desta
dissertação, propõe-se a criação de uma plataforma que aborde os temas que são
escassos no mundo científico e acadêmico.