Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
Profª. Drª. Eliane Antonio Simões
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Este trabalho trata do novo paradigma que orienta o processo de formação de engenheiros no BCT –Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Unifesp- São José dos Campos, com base no modelo pioneiro implantado na UFABC – Universidade Federal do ABC, no Estado de São Paulo. Considera, neste sentido, as características da reforma universitária desencadeada na Europa pelo Processo de Bolonha e no Brasil pelo REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
Destaca as mudanças e inovações na matriz curricular do novo modelo de bacharelado para a formação de engenheiros pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e chama a atenção para o fato de que essas mudanças caracterizam uma reforma universitária com significativos reflexos nos modos de ensinar e de aprender. Conclui destacando que um novo perfil de docência universitária é necessário para o ensino das engenharias, demandando providências para a atualização docente que, para sua efetivação requerem alterações na carreira do professor universitário, de modo a equilibrar a valorização e reconhecimento das atividades de ensino com as da pesquisa.