Português Ingles Espanhol

Dissertação

Inteligência artificial e formação profissional em tecnologias da informação e comunicação: uma abordagem à luz da noção de cultura técnica

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:30/04/2024 Autor: Priscila Caldas Bianchini
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Prof. Dr. Emerson Freire
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

Prof. Dr. Henrique Zoqui Martins Parra - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - CEETEPS


Resumo

BIANCHINI, P. C. Inteligência artificial e formação profissional em tecnologias da informação e comunicação: uma abordagem à luz da noção de cultura técnica. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.


Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Concepções e Políticas da Educação Profissional, da linha Políticas, Gestão e Avaliação, que estuda conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia, na interface com a educação, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A justificativa desta pesquisa reside na necessidade de abordar os desafios éticos e socioculturais decorrentes da presença ubíqua de dispositivos técnicos, com destaque para a Inteligência Artificial (IA), e as complexidades da integração desses elementos na formação profissional em TICs. Assim, tem em vista responder à questão de pesquisa: a concepção de cultura técnica, elaborada por Gilbert Simondon, pode trazer contribuições para a formação tecnológica em cursos do eixo tecnologias da informação e comunicação, no que tange à inteligência artificial? A pesquisa aspira compreender como a concepção de cultura técnica pode contribuir na formação de tecnólogos do eixo tecnológico da informação e comunicação, em especial, nas temáticas que envolvem inteligência artificial. Os objetivos específicos são: apresentar o contexto sociotécnico atual no qual a IA se insere; fundamentar os conceitos de cultura técnica e tecnicidade, contrapondo-os a uma formação tecnicista especializada; descrever a relação de educação e trabalho no contexto das diretrizes da EPT e da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial; analisar um curso que apresente projeto político-pedagógico relacionado a inteligência artificial no contexto da educação superior; cotejar a formação por microcertificações com os desafios sociotécnicos para a IA, à luz da noção de cultura técnica; e elaborar um instrumento para auxiliar na investigação de elementos pertinentes à noção de cultura técnica na formação em TICs. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, de revisão bibliográfica para fundamentação da relação humano-máquina e dos conceitos da filosofia da tecnologia, para pensar a técnica relacionados aos estudos do filósofo francês Gilbert Simondon, dentre outros autores, até recentes pesquisas no campo do colonialismo de dados e soberania digital. A revisão documental teve por base artefatos legais referentes às diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional e tecnológica, catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia e projetos pedagógicos de cursos superiores de tecnologia no eixo TICs oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A pesquisa encontrou formas de compreender as contribuições de elementos pertinentes à noção de cultura técnica na formação em tecnologias da informação e comunicação em cursos que apresentem projeto político-pedagógico relacionado à inteligência artificial, resultando em uma proposta de instrumento de investigação dentro dessa abordagem estudada.

Educação Profissional e Tecnológica. Educação e Trabalho. Cultura Técnica. Inteligência Artificial. Currículo