Identificação de fatores facilitadores e limitadores para a integração de sistemas de gestão da qualidade, meio-ambiente e segurança e saúde ocupacional: estudo de caso em uma empresa de manufatura

Data de Apresentação:04/04/2024 Autor: Werther Braga Junior
Gestão da Produção e de Operações
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Herlandí de Souza Andrade - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Profa. Dra. Eliacy Cavalcanti Lélis - CEETEPS

BRAGA, W. J. Identificação de fatores para a integração de sistemas de gestão da qualidade, meio-ambiente e segurança e saúde ocupacional: estudo de caso em uma empresa de manufatura. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

As organizações operam por meio de uma intricada teia de sistemas e processos, essenciais para a condução de suas atividades e o alcance de seus objetivos delineados no planejamento estratégico. Dentro desse contexto, a gestão eficiente e eficaz se torna fundamental. Estes sistemas, numerosos e interdependentes, demandam um alinhamento cuidadoso, pois sua interação é importante para o funcionamento harmonioso da organização. O objetivo do presente trabalho é identificar os fatores facilitadores e limitadores no processo de integração de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional em uma empresa de manufatura do setor automotivo, os quais desempenham um importante papel na gestão corporativa. A base deste estudo são as normas estabelecidas pela Organização Internacional de Normatização (ISO), notadamente as ISO 9001, 14001 e 45001. Foi conduzido um estudo de caso em uma empresa de manufatura multinacional de grande porte do setor automotivo, localizada no estado de São Paulo, que já implementou dois dos sistemas de gestão, ISO 9001 e 14001. Esta pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, adota uma abordagem qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica e documental, é utilizado um roteiro de entrevistas semiestruturado, cujos resultados foram transcritos e analisados com o auxílio de um software específico. Os resultados obtidos destacam os diversos benefícios da integração dos sistemas de gestão, os quais incluem a agregação de valor às organizações, redução de custos, melhoria da eficiência dos processos, valorização da marca e promoção do desenvolvimento sustentável. No entanto, também foram identificados desafios, como elevados custos de implementação e a burocracia excessiva. O trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa em Gestão da Produção e Operações, vinculado ao Projeto de Pesquisa Gestão Estratégica da Qualidade.

Sistema de Gestão Integrada. Qualidade. Meio Ambiente. Saúde e Segurança Ocupacional. Sistemas Produtivos