Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
Prof. Dr. Marcelo Antonio Treff - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO - FIA
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
JUDICE, A. Heutagogia e Educação Corporativa: a aquisição das competências estratégicas dos profissionais de Recursos
Humanos no Brasil. no [162 folhas]. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
A Heutagogia ou Aprendizagem Autodeterminada, surgiu nos anos 2000 como uma extensão à Andragogia. É caracterizada pela aprendizagem social, ética,
autônoma, não linear e contínua,
capaz de colocar o indivíduo como o centro de suas próprias mudanças. Aprender
a aprender torna-se crucial para a adaptação às mudanças socioeconômicas e
culturais características do século XXI. No ambiente corporativo, a adaptação
em tempo real por parte de profissionais e empresas é exigida para que se produza uma resposta rápida às oportunidades e ameaças de um
mercado em constante transformação. Gerir
pessoas neste ambiente
é, essencialmente, o desafio
dos profissionais de Recursos Humanos (RH). Os profissionais considerados
estratégicos se ocupam do desenvolvimento do Capital Humano,
necessário para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do negócio, além de
agregar valor de mercado às empresas onde atuam. Dessa forma, o objetivo geral
desse trabalho é fornecer subsídios para o enfrentamento da complexidade do
ambiente corporativo atual, a partir da identificação dos meios de aprendizagem
que tornam os profissionais de RH estratégicos. Foi utilizado o método de
pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com profissionais
brasileiros e atuantes em RH, oriundos de diversas estruturas e segmentos de
negócios. Os resultados apontaram que a aprendizagem social e colaborativa é o
recurso predominante na aquisição e mobilização das competências valorizadas
como estratégicas pelas organizações. Para
apoiar no desenvolvimento dessas
competências, o estudo
sugere a criação
de um espaço colaborativo e
multidisciplinar, arquitetado para fomentar a aprendizagem heutagógica e
agregar valor a carreira dos profissionais e estudantes da área de RH. Essa
dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Formação do Formador e Projeto de
Pesquisa Ensino e Aprendizagem.