Português Ingles Espanhol

Dissertação

Heutagogia e educação corporativa: a aquisição das competências estratégicas dos profissionais de recursos humanos no Brasil

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:30/04/2024 Autor: Andréa Judice Affonso
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Marcelo Antonio Treff - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO - FIA

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Resumo

JUDICE, A. Heutagogia e Educação Corporativa: a aquisição das competências estratégicas dos profissionais de Recursos Humanos no Brasil. no [162 folhas]. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 

A Heutagogia ou Aprendizagem Autodeterminada, surgiu nos anos 2000 como uma extensão à Andragogia. É caracterizada pela aprendizagem social, ética, autônoma, não linear e contínua, capaz de colocar o indivíduo como o centro de suas próprias mudanças. Aprender a aprender torna-se crucial para a adaptação às mudanças socioeconômicas e culturais características do século XXI. No ambiente corporativo, a adaptação em tempo real por parte de profissionais e empresas é exigida para que se produza uma resposta rápida às oportunidades e ameaças de um mercado em constante transformação. Gerir pessoas neste ambiente é, essencialmente, o desafio dos profissionais de Recursos Humanos (RH). Os profissionais considerados estratégicos se ocupam do desenvolvimento do Capital Humano, necessário para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do negócio, além de agregar valor de mercado às empresas onde atuam. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é fornecer subsídios para o enfrentamento da complexidade do ambiente corporativo atual, a partir da identificação dos meios de aprendizagem que tornam os profissionais de RH estratégicos. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com profissionais brasileiros e atuantes em RH, oriundos de diversas estruturas e segmentos de negócios. Os resultados apontaram que a aprendizagem social e colaborativa é o recurso predominante na aquisição e mobilização das competências valorizadas como estratégicas pelas organizações. Para apoiar no desenvolvimento dessas competências, o estudo sugere a criação de um espaço colaborativo e multidisciplinar, arquitetado para fomentar a aprendizagem heutagógica e agregar valor a carreira dos profissionais e estudantes da área de RH. Essa dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Formação do Formador e Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem.

Aprendizagem organizacional; Aprendizagem Autodeterminada; Recursos Humanos; Estratégia Corporativa