Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa - CEETEPS
Profa. Dra. Renata Mendes de Araujo - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS
DI
PRIMIO, A. R. FISH - Ferramenta
Integradora de Soft e HardSkills: Apoio Automatizado em Formação de Equipes de Desenvolvimento de Sistemas
de Informação. 140f. Dissertação Mestrado Profissional
em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
O presente trabalho faz parte das pesquisas do projeto
de Tecnologias Digitais em Sistemas Produtivos da linha de pesquisa de
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais do Programa de Mestrado
Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e tem por objetivo desenvolver
uma ferramenta de apoio ao gestor na formação de equipes para projetos de
desenvolvimento de sistemas de informação baseada na combinação de Soft e Hard Skills. A
metodologia empregada nesta pesquisa consistiu em uma revisão da literatura
científica para identificação e catalogação das principais Soft e Hard Skills reconhecidas pela academia no
âmbito de Sistemas de Informação e levantamento prático analisando de forma
sistêmica 3.567 perfis do LinkedIn. A pesquisa é qualitativa, focando na
interpretação detalhada das Soft e Hard Skills e nas
percepções dos desenvolvedores de Sistemas de Informação, e quantitativa,
utilizando métodos numéricos para análise estatística e bibliométrica dos dados
obtidos. A combinação desses processos permitiu a identificação e validação de
habilidades pertinentes diretamente observadas em profissionais atuantes na
área. Essa abordagem abrangente culminou no desenvolvimento de um aplicativo de
apoio à formação de equipes de desenvolvimento de Software, elaborado com base nas Soft e Hard Skills identificadas. A avaliação da
ferramenta foi conduzida por meio de entrevistas junto a profissionais gestores
em desenvolvimento de Sistemas de Informação, visando avaliar a pertinência e
eficácia prática das funcionalidades propostas. A interação com esses profissionais
permitiu avaliar a ferramenta do ponto de vista de sua factibilidade,
usabilidade e utilidade e ofereceu insights
sobre a aceitação e impacto dessas habilidades na formação de equipes. Os
resultados contribuem tanto para o conhecimento acadêmico quanto para melhorias
práticas nos processos de formação de equipes.