Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
Profa. Dra. Sandra Regina Chaves Nunes - USP
Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS
TRINDADE, Mauricio. Experiência estética e a docência na EPT:
uma proposta para o Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design. 117 f.
Dissertação (mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da educação
profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2023.
A educação tem um papel relevante
ao problematizar as relações entre sujeito e sociedade. Os estudos e práticas
sociais que têm o avanço tecnológico como paradigmático no contexto de uma
sociedade da informação não podem abdicar da dimensão política e formativa da
experiência estética. Para que se possa orientar uma práxis pedagógica
emancipadora, há que se trabalhar com a conceituação da experiência estética do
docente no seu ambiente peculiar, implicando isso em compreender a sua
formação. Como a experiência estética pode influenciar na formação docente em
favor de uma práxis emancipadora e, ao mesmo tempo, consiga articular cultura,
conhecimento sociocultural e formação profissional? O presente estudo pretende,
discutir e analisar a formação docente por meio da experiência estética na
perspectiva de uma práxis emancipadora. Tendo como horizonte o cenário de
atuação dos docentes das escolas técnicas que oferecem o curso de Design de
Interiores, no recorte de atuação profissional do pesquisador no Eixo
Tecnológico de Produção Cultural e Design, em especial, quanto ao que se
realiza no curso de Design de Interiores. Os objetivos específicos são: a)
problematizar e oferecer elementos teóricos e práticos capazes de, a partir do
conceito de experiência estética, propor uma práxis pedagógica emancipadora e
b) propor uma intervenção formativa para os docentes dos cursos do eixo
tecnológico de Produção Cultural e Design a partir dos estudos realizados. O
estudo parte das conceituações advindas de Jacques Rancière, Walter Benjamin e
Jorge Larrosa quanto à educação emancipadora e a experiência estética. Para os
estudos sobre formação docente, a pesquisa se baseou em textos de António
Nóvoa, Maurice Tardif e Jorge Larrosa. As contribuições e relações entre
experiência, educação e emancipação, a partir dos autores, serão importantes
para explicitar o campo crítico do pensamento educacional, político e estético,
permitindo estabelecer os contornos do que nesse estudo se convencionou chamar
de “práxis pedagógica emancipadora”, tendo em vista os desafios para a formação
docente. Além desse referencial teórico, o estudo se baseia em pesquisa
documental para indicar as concepções e diretrizes educacionais relativas aos
cursos técnicos do Eixo de Produção Cultural e Design. Foi formulado um
mapeamento das escolas técnicas públicas paulistas que oferecem cursos dentro desse
eixo para compreender como e onde o Centro Estadual de Educação Tecnológica
(Ceeteps) o insere na sua oferta educativa no Estado de São Paulo, considerando
também aspectos da formação docente nesse cenário. O estudo se debruça sobre as
capacitações docentes oferecidas no âmbito do eixo de Produção Cultural e
Design, descrevendo e analisando um desses encontros ocorridos em 2020. A
partir dessa imersão e articulação com os autores, foi desenvolvida a proposta
de uma intervenção, chamada de “Aulação” com os docentes do curso técnico de
Design de Interiores da Escola Técnica de Artes.