Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
Profa. Dra. Marise Nogueira Ramos - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
FERES, V. A. Escolas
Técnicas do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo: história e
atuação na educação profissional. 130 fl. Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
As
Escolas Técnicas do SUS [ETSUS] são instituições públicas ligadas ao Sistema
Único de Saúde [SUS] que possuem como principal missão a profissionalização dos
trabalhadores de nível médio. Considerando que durante muito tempo estes
trabalhadores atuaram na área sem a devida qualificação, foram empenhados
esforços do Ministério da Saúde para, a partir dos anos 1980, reorganizar os
Centros Formadores de Pessoal para a Saúde [CEFOR], também conhecidos como
ETSUS. A partir de programas indutores, a formação profissional nestas escolas
ganhou projeção, expandindo-se como uma rede para todo o território nacional. No entanto, considerando que sua atuação é
influenciada pelos diversos contextos aos quais estão dispostas, enfrentaram um
processo de enfraquecimento político e institucional ao longo dos anos,
agravado pelo cenário pandêmico. Partindo da indagação de pesquisa acerca de
como se constituíram as Escolas Técnicas do SUS no Estado de São Paulo e quais
os contextos influenciaram sua atuação dentro da educação profissional, da
criação até os dias atuais, o estudo justifica-se pela inserção profissional da
pesquisadora e pelo fato de que nos levantamentos da produção científica, estas
instituições paulistas têm sido menos abordadas. Posto isto, teve por objetivo
expender as perspectivas históricas, políticas e legais da criação e
reorganização das ETSUS, com destaque à conformação destes espaços no Estado de
São Paulo e refletir sobre sua trajetória e atuação. Para a fundamentação
teórica, foram cotejados os eixos trabalho, educação e saúde e respectivas
correlações políticas, sociais e econômicas com o advento do processo de
industrialização nacional. No âmbito da educação profissional foram apontados
os principais marcos históricos, bases legais, reformas educacionais e as
relações entre trabalho e educação. No eixo saúde, aspectos da regulamentação
profissional e educacional de parte das profissões em saúde, marcos históricos
e bases legais da constituição do SUS, as concepções da educação profissional
em saúde e os desafios da formação de técnicos de nível médio, bem como breve
análise do contexto de pandemia e suas implicações à atuação das escolas. No
capítulo específico das ETSUS, destacam-se as tensões e concepções adotadas
frente às políticas públicas da educação profissional, especificidades das
escolas, análise da atuação nos programas indutores da formação e configuração
das ETSUS do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a da pesquisa
bibliográfica, documental, bem como a vivência do pesquisador no cotidiano das
escolas, com tratamento dos dados por análise textual, a partir das lacunas
identificadas sobre o tema. Vinculada ao
Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS],
na linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, no contexto do projeto
‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’, está aderente ao tema
Políticas Públicas da EPT. Como resultados, além do relatório de pesquisa e
produção de artigos científicos, pretende-se propor uma reflexão sobre as
concepções e contradições da proposta de formação das ETSUS, com destaque às
especificidades do contexto paulista, no intuito de fortalecer e valorizar
estas instituições, no atual cenário e conjuntura.