EMPRESA JUNIOR NO ENSINO TÉCNICO MÉDIO INTEGRADO: LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Data de Apresentação:15/06/2020 Autor: Sirlei Rodrigues do Nascimento
Formação do Formador
Profa. Dra. Celi Langhi

Profa. Dra. Celi Langhi

Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

NASCIMENTO, S.R. Empresa júnior no ensino técnico médio integrado: laboratório de aprendizagem para o desenvolvimento socioemocional, 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, ano 2020.

A aplicação de práticas diversificadas e de métodos ativos durante o processo de formação dos alunos que fazem cursos técnicos integrados ao ensino médio acaba por ser estratégica. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da implantação de um Laboratório de Aprendizagem ativa denominado Empresa Júnior no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio em uma escola técnica estadual do Centro Paula Souza, localizada no município de Ribeirão Pires, e sua contribuição ao desenvolvimento de competências socioemocionais relacionadas à motivação, criatividade, liderança, tomada de decisões, trabalho em equipe e proatividade, melhorando a empregabilidade e inclusão profissional dos jovens recém-formados. O estudo está pautado na aprendizagem pela experiência proposta por John Dewey (1959) e a aprendizagem significativa de David Ausubel (1980), apoiado em autores contemporâneos que trabalham a temática de Projetos e a Educação empreendedora, além de uma abordagem sobre a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, mudanças nos itinerários formativos e sua importância para a formação dos jovens. O método da pesquisa utilizado foi o exploratório descritivo, com enfoque qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, para uma amostra por conveniência: o primeiro questionário foi aplicado para 35 alunos que participaram da Empresa Júnior em 2018 e 2019; o segundo questionário foi aplicado para um total de 43 pessoas, entre professores, funcionários, pais de voluntários e outros atores que compõem a comunidade escolar. Os resultados indicaram em 100% das respostas que a participação dos discentes no projeto ampliou as habilidades e competências técnicas e socioemocionais, melhorando a atuação em entrevistas de emprego, trabalho em equipe e a tomada de decisões, destacando as experiências reais vivenciadas na prática, incluindo situações de conflito, o comprometimento com prazos e entregas, comprovando que métodos ativos de aprendizagem são fundamentais para nova geração de estudantes e futuros profissionais. A comunidade entrevistada, em sua totalidade considera o projeto relevante, pertinente à profissão e enfatiza a necessidade de ampliação para outros cursos. Como produto desta dissertação foi apresentado um roteiro para a composição de um laboratório de aprendizagem, nos moldes de uma empresa júnior como método ativo para escolas técnicas.

Aprendizagem baseada em projeto

Educação profissional e tecnológica