Português Ingles Espanhol

Dissertação

Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:28/03/2023 Autor: Aline Wanderley Camisassa Ditta
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Resumo

DITTA, A.W.C. Educação Financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

 

O presente trabalho tem por objetivo investigar o cenário atual da formação de educadores de jovens aprendizes com relação ao tema Educação Financeira, a fim de propor uma estratégia de formação que contemple o professor como sujeito produtor do conhecimento. O tema escolhido é decorrente da atuação na área de Educação Financeira e capacitação de jovens para o mercado de trabalho; alinhado aos estudos da linha de pesquisa ‘Formação do Formador’ na qual se insere o projeto ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na cidade de São Paulo. Considera-se que, para o ensino de Educação Financeira, o educador deve ter um arcabouço de conhecimentos e conceitos desenvolvidos em sua formação inicial, formação continuada ou que sejam decorrentes de conhecimentos adquiridos na sua experiência prática. Influenciam também na prática docente em Educação Financeira os conhecimentos adquiridos na gestão dos próprios recursos financeiros e a influência da sociedade na qual estão inseridos os educadores. Para se entender a questão, como lente teórica, apoia-se nos estudos de Zygmunt Bauman, Eduardo Giannetti sobre a sociedade de consumidores; de António Nóvoa, Antoni Zabala, Maurice Tardif e Lee Shulman na área de saberes docentes, formação do educador e comunidades de prática; e de Francisco Imbernón e Maria da Glória Gohn nos estudos sobre formação docente profissional e Educação Não Formal. A metodologia usada foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, utilizando-se como métodos de coleta e de análise de dados: (i) revisão bibliográfica de literatura específica sobre o tema; (ii) análise documental de documentos institucionais e legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise temática. Como produto da presente dissertação, apresenta-se uma proposta para a elaboração de formação continuada e implementação de comunidades de prática para a formação dos educadores em Educação Financeira que atuam com jovens aprendizes – público-alvo da presente pesquisa. 

Educação Profissional. Educação Financeira. Formação de Educadores. Jovens Aprendizes