Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
DITTA, A.W.C.
Educação Financeira como tema transversal na educação profissional:
desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes. 189 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional).
Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
O presente
trabalho tem por objetivo investigar o cenário atual da formação de educadores
de jovens aprendizes com relação ao tema Educação Financeira, a fim de propor
uma estratégia de formação que contemple o professor como sujeito produtor do
conhecimento. O tema escolhido é decorrente da atuação na área de Educação
Financeira e capacitação de jovens para o mercado de trabalho; alinhado aos
estudos da linha de pesquisa ‘Formação do Formador’ na qual se insere o projeto
‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa
do CEETPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na cidade de
São Paulo. Considera-se que, para o ensino de Educação Financeira, o educador
deve ter um arcabouço de conhecimentos e conceitos desenvolvidos em sua
formação inicial, formação continuada ou que sejam decorrentes de conhecimentos
adquiridos na sua experiência prática. Influenciam também na prática docente em
Educação Financeira os conhecimentos adquiridos na gestão dos próprios recursos
financeiros e a influência da sociedade na qual estão inseridos os educadores.
Para se entender a questão, como lente teórica, apoia-se nos estudos de Zygmunt
Bauman, Eduardo Giannetti sobre a sociedade de consumidores; de António Nóvoa,
Antoni Zabala, Maurice Tardif e Lee Shulman na área de saberes docentes,
formação do educador e comunidades de prática; e de Francisco Imbernón e Maria
da Glória Gohn nos estudos sobre formação docente profissional e Educação Não
Formal. A metodologia usada foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa,
utilizando-se como métodos de coleta e de análise de dados: (i) revisão
bibliográfica de literatura específica sobre o tema; (ii) análise documental de
documentos institucionais e legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise
temática. Como produto da presente dissertação, apresenta-se uma proposta para
a elaboração de formação continuada e implementação de comunidades de prática
para a formação dos educadores em Educação Financeira que atuam com jovens
aprendizes – público-alvo da presente pesquisa.