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Dissertação

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE EMPREENDEDORA

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Data de Apresentação:15/06/2020 Autor: Simone Aparecida Torres de Souza Cunegundes
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Kanaane
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profa. Dra. Rúbia Cristina Cruz

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Resumo

CUNEGUNDES, S. A. T. S. Educação Profissional: perspectivas sobre a formação de identidade empreendedora. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.


A presente pesquisa aborda a caracterização da identidade empreendedora a partir de influências da Educação Profissional. Mostra-se expressiva ao elencar desafios educacionais emergentes em um cenário que, em constante transformação, abriga uma multiplicidade identitária condizente à volatilidade contemporânea. Tem-se como objetivo geral investigar as contribuições da Educação Profissional para a caracterização da identidade empreendedora de discentes do ensino médio com habilitação técnica profissional, tendo em vista a prática docente em uma instituição pública de ensino técnico. Ao mesmo tempo, como objetivo específico visa analisar o processo de formação empreendedora a partir da Educação Profissional e verificar a concepção de identidade empreendedora sob a ótica de diferentes atores educacionais (alunos, professores e coordenadores da unidade escolar). Trata-se de pesquisa descritiva, de enfoque misto (qualitativo e quantitativo), e como meio de investigação, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental (livros, documentos institucionais, redes eletrônicas, dissertações, teses, artigos periódicos e revistas), tendo como principais autores norteadores da pesquisa Peterossi, Menino, Morin, Lane, Filion, Hall, Ciampa, Arroyo, Erikson, Schumpeter, Say, Berger e Luckmann, Hisrich, Peters e Shepherd. Contempla pesquisa de campo e estudo de caso com investigação empírica em uma Escola Técnica Estadual situada no Grande ABC Paulista, utilizando-se da aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados indicaram que a Educação Profissional estabelece interface entre o processo de caracterização da identidade empreendedora de seus discentes e um modelo educacional consonante com as demandas do ambiente contemporâneo, porém este desenvolvimento vincula-se ao envolvimento e comprometimento dos diversos atores que circundam esta modalidade educativa (diretores, coordenadores, professores, familiares, e comunidade), no intuito de contribuir para o surgimento de aspectos identitários condizentes à identidade empreendedora discente.

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