ECOLOGIA INDUSTRIAL: o uso sustentável da madeira como coproduto

Data de Apresentação:16/06/2020 Autor: Janaína de Souza Leite
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta

Prof. Dr. Waltson Gomes Neto de Limad

LEITE, de Souza J. Ecologia Industrial: o uso sustentável da madeira como coproduto. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O presente trabalho tem por objetivo propor uma análise das vantagens competitivas da abordagem de design Cradle to Cradle (C2C) no contexto de processos e produtos. A proposta é transformar resíduos de madeira em coprodutos com valor agregado e isso é feito por meio de tecnologias limpas que usam o design Cradle to Cradle e pela Simbiose Industrial, prática da Ecologia Industrial, que atua no setor secundário para fechar ciclos. Como método realizou-se uma revisão sistemática e bibliométrica para levantamento de evidências empíricas para subsidiar a análise de resultados, utilizou-se também estudo de caso de uma edificação e pesquisa-ação em um laboratório de upcycling. Os resultados indicaram que há uma interconexão dos conceitos Produção de ciclo fechado, Ecologia Industrial e Cradle to Cradle e também evidenciou-se uma sinergia entre os objetos estudados (moradia) e bens de consumo (móveis) do laboratório pois é possível aplicar a abordagem C2C a partir de um design com intenção de promover a simbiose industrial para obter benefícios sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Cradle to Cradle

Simbiose Industrial