Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS
Prof. Dr. Osvaldo Javier López-Ruiz - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
SILVA NETO. J. A. da. Do
Corpo-educando ao Corpo competência: as competências socioemocionais na Formação Profissional e Tecnológica.
95 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional e Tecnológica. Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza, São Paulo, 2024.
Esta pesquisa busca analisar o modo como a formação em
competências socioemocionais têm modificado a relação corpo, formação e
trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Parte-se da compreensão
foucaultiana acerca do corpo enquanto realidade biopolítica, bem como dos modos
de individuação dados por Simondon na constituição de uma compreensão ampla
desse objeto de análise. Por outro lado, investiga-se o modo como a formação em
competências socioemocionais se integra às práticas educativas da EPT. Desse
panorama, portanto, nos propomos ao seguinte questionamento: como a formação em
competências socioemocionais tem modificado a relação corpo, formação e
trabalho na Educação Profissional e Tecnológica? Este trabalho se caracteriza
como bibliográfico e documental e apresenta, em primeira instância, as
concepções de corpo em Foucault e Simondon, seguido da análise das críticas
feitas às competências socioemocionais, e, por fim, da relação entre os
conceitos supracitados de modo a estabelecer esse horizonte de discussão contrastados aos aportes
midiáticos de propaganda e disseminação das redes sociais oficiais de
instituições de formação profissional e tecnológica de nível médio do estado de
São Paulo. Dada essa aproximação,
conclui-se que esse horizonte educativo não somente perpetua as condições de
assujeitamento do corpo, mas, atravessados pela dinâmica neoliberal, faz surgir
um corpo-educando formado para se adaptar ao estilo vida-empresa,
caracterizando uma tipologia de cunho ético-estético aqui denominada corpo-profissão,
em um formatação para a flexibilidade e adaptabilidade compreendida como corpo-competência.