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Dissertação

Do corpo-educando ao corpo-competência: as competências socioemocionais na formação profissional e tecnológica

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Data de Apresentação:10/04/2024 Autor: José Augusto da Silva Neto
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Prof. Dr. Emerson Freire
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

Prof. Dr. Osvaldo Javier López-Ruiz - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS


Resumo

SILVA NETO. J. A. da. Do Corpo-educando ao Corpo competência: as competências socioemocionais na Formação Profissional e Tecnológica. 95 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

  

Esta pesquisa busca analisar o modo como a formação em competências socioemocionais têm modificado a relação corpo, formação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Parte-se da compreensão foucaultiana acerca do corpo enquanto realidade biopolítica, bem como dos modos de individuação dados por Simondon na constituição de uma compreensão ampla desse objeto de análise. Por outro lado, investiga-se o modo como a formação em competências socioemocionais se integra às práticas educativas da EPT. Desse panorama, portanto, nos propomos ao seguinte questionamento: como a formação em competências socioemocionais tem modificado a relação corpo, formação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica? Este trabalho se caracteriza como bibliográfico e documental e apresenta, em primeira instância, as concepções de corpo em Foucault e Simondon, seguido da análise das críticas feitas às competências socioemocionais, e, por fim, da relação entre os conceitos supracitados de modo a estabelecer esse horizonte de discussão  contrastados aos aportes midiáticos de propaganda e disseminação das redes sociais oficiais de instituições de formação profissional e tecnológica de nível médio do estado de São Paulo. Dada essa aproximação, conclui-se que esse horizonte educativo não somente perpetua as condições de assujeitamento do corpo, mas, atravessados pela dinâmica neoliberal, faz surgir um corpo-educando formado para se adaptar ao estilo vida-empresa, caracterizando uma tipologia de cunho ético-estético aqui denominada corpo-profissão, em um formatação para a flexibilidade e adaptabilidade compreendida como corpo-competência.

Corpo; Formação; Trabalho; Competências Socioemocionais

Individuação