Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19: o curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco

Data de Apresentação:28/03/2024 Autor: Laismayra da Silva Costa
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Michel Mott Machado

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

COSTA, L. S. Boas práticas escolares no contexto da pandemia covid-19: o curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente estudo se insere no campo de pesquisa das boas práticas escolares vinculadas à eficácia e melhoria da escola, e faz parte do projeto “Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional”, pertencente a linha de pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação”, no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. A pergunta central desta investigação é: Quais foram os principais desafios vivenciados e as ações de enfrentamento adotadas durante a pandemia da Covid-19, em um Curso Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica Estadual que apresentou alto desempenho em sistema de avaliação externa, apesar de estar localizada em uma região de alta vulnerabilidade social? O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar os principais problemas vividos por membros da comunidade escolar e suas ações de enfrentamento adotadas, durante o período da pandemia Covid-19. Metodologicamente, realizou-se um estudo documental e de campo, sendo utilizado o método de estudo de caso qualitativo. A análise documental incluiu o Relatório “CPS: Estratégias de Gestão para a Pandemia da Covid-19”; e as entrevistas estruturadas foram realizadas com os seguintes membros da comunidade escolar: diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a), coordenador(a) de curso, orientador(a) educacional e professores. Para a interpretação dos dados, foram definidas as seguintes categorias de análise, a priori: gestão escolar, práticas pedagógicas, clima escolar, recursos escolares, ambiente familiar, saúde mental, emprego e renda; tendo sido necessário adotar uma categoria a posteriori: infraestrutura. Como resultado da pesquisa, os principais problemas enfrentados pelos membros da comunidade escolar, foram os seguintes: falta de equipamentos e de recursos tecnológicos; dificuldade de adaptação ao ensino remoto; sobrecarga de trabalho docente; agravamento da saúde mental; entre outros. Por outro lado, foram identificadas várias boas práticas adotadas [estratégias de enfrentamento]: disponibilização de plataformas virtuais de ensino; disponibilização de materiais didáticos online e presencial; buscas ativas mais constantes, contato com os pais e com os alunos; suporte psicossocial oferecido aos estudantes e, muitas vezes, às suas famílias, entre outras ações. A análise dos problemas vividos e das ações de enfrentamento, mostrou que a comunidade escolar conseguiu se adaptar e superar várias dificuldades durante o período pandêmico, procurando manter a qualidade do ensino e o sucesso acadêmico dos estudantes. Espera-se que este estudo possa contribuir para a “reflexão sobre” e o “desenvolvimento de” boas práticas escolares que tenham por foco a aprendizagem dos alunos, principalmente diante futuros contextos de crise e eventos extremos.

Curso Técnico em Enfermagem. Educação Profissional. Gestão Escolar. Boas Práticas. Eficácia Escolar