Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
COSTA, L. S. Boas práticas escolares no contexto da
pandemia covid-19: o curso técnico
em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco. 142
f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2024.
O presente estudo se
insere no campo de pesquisa das boas práticas escolares vinculadas à eficácia e
melhoria da escola, e faz parte do projeto “Gestão, Avaliação e Organização da
Educação Profissional”, pertencente a linha de pesquisa “Políticas, Gestão e
Avaliação”, no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional. A pergunta central desta investigação é: Quais foram os principais desafios vivenciados e as ações
de enfrentamento adotadas durante a pandemia da Covid-19, em um Curso Técnico em
Enfermagem de uma Escola Técnica Estadual que apresentou alto desempenho em
sistema de avaliação externa, apesar de estar localizada em uma região de alta
vulnerabilidade social? O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar os
principais problemas vividos por membros da comunidade escolar e suas ações de
enfrentamento adotadas, durante o período da pandemia Covid-19.
Metodologicamente, realizou-se um estudo documental e de campo, sendo utilizado
o método de estudo de caso qualitativo. A análise documental incluiu o Relatório
“CPS: Estratégias de Gestão para a Pandemia da Covid-19”; e as entrevistas
estruturadas foram realizadas com os seguintes membros da comunidade escolar: diretor(a),
coordenador(a) pedagógico(a), coordenador(a) de curso, orientador(a)
educacional e professores. Para a interpretação dos dados, foram definidas as
seguintes categorias de análise, a priori:
gestão escolar, práticas pedagógicas, clima
escolar, recursos escolares, ambiente
familiar, saúde mental, emprego e renda; tendo sido necessário adotar
uma categoria a posteriori: infraestrutura.
Como resultado da pesquisa, os principais problemas enfrentados pelos membros
da comunidade escolar, foram os seguintes: falta de equipamentos e de recursos
tecnológicos; dificuldade de adaptação ao ensino remoto; sobrecarga de trabalho
docente; agravamento da saúde mental; entre outros. Por outro lado, foram
identificadas várias boas práticas adotadas [estratégias de enfrentamento]:
disponibilização de plataformas virtuais de ensino; disponibilização de
materiais didáticos online e presencial; buscas ativas mais constantes,
contato com os pais e com os alunos; suporte psicossocial oferecido aos
estudantes e, muitas vezes, às suas famílias, entre outras ações. A análise dos
problemas vividos e das ações de enfrentamento, mostrou que a comunidade escolar
conseguiu se adaptar e superar várias dificuldades durante o período pandêmico,
procurando manter a qualidade do ensino e o sucesso acadêmico dos estudantes. Espera-se
que este estudo possa contribuir para a “reflexão sobre” e o “desenvolvimento
de” boas práticas escolares que tenham por foco a aprendizagem dos alunos,
principalmente diante futuros contextos de crise e eventos extremos.