Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Prof. Dr. Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril - UNB
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS
CUNHA, D. G. Avaliação de impacto da curricularização da
extensão: proposta para uma
instituição federal de educação profissional e tecnológica. 101 f.
Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2023.
O estudo desenvolvido no âmbito do
grupo de pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e
Tecnológica, dentro da linha de pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, teve por
objetivo elaborar proposta de monitoramento e avaliação de impacto da
curricularização da extensão em uma instituição federal dedicada a Educação
Profissional e Tecnológica. A questão que orientou a investigação foi a
seguinte: “Quais indicadores relacionados à curricularização da extensão podem
ser utilizados para avaliar o impacto de sua realização e fornecer informações
para análise por parte da gestão institucional?”. Para tal, realizou-se uma
investigação de natureza qualitativa, baseada em pesquisa exploratória, bibliográfica
e documental, bem como a adoção de procedimentos a partir da
aplicação do caminho metodológico da Teoria da Mudança. Partindo da literatura sobre extensão,
curricularização da extensão e avaliação, o estudo buscou apresentar resultados
e indicadores relacionados aos principais atores da extensão: estudantes,
instituição de ensino superior e sociedade. Como resultado da pesquisa, para
cada ator da extensão e suas respectivas dimensões, foram gerados resultados de
longo prazo esperados (impactos), assim como de curto e médio prazos e seus
indicadores. Em termos teóricos, este estudo contribui para ampliar a reflexão
sobre a curricularização da extensão, principalmente em instituições de ensino
brasileiras que se dedicam à Educação Profissional e Tecnológica. Em relação à
prática de gestão, buscou-se contribuir ao aprimoramento do processo de
curricularização da extensão na instituição de ensino ora em foco, bem como em
instituições congêneres.