Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
Profa. Dra. Rosiley Aparecida Teixeira - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Profa. Dra. Flávia Frate - CEETEPS
ARAGÃO, P.M.S. Auxiliar de
docente nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um estudo
sobre sua inserção e atuação profissional. 86 f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo:
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.
Nas últimas décadas,
na medida que a oferta de educação pública foi sendo ampliada no Brasil, o
interesse pelos professores assistentes ou auxiliares de docente [AD] também
foi escalado, em um movimento semelhante ao verificado noutros contextos. No
caso nacional, o auxiliar de docente – também chamado de auxiliar de instrução,
auxiliar docente, professor auxiliar ou assistente, auxiliar de ensino, de
classe ou preceptor – tem sua atuação ligada ao ensino infantil e fundamental;
aos diferentes eixos e modalidades do ensino técnico; e ao ensino superior nos
cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. O objetivo da investigação
foi analisar o cenário atual de inserção e atuação profissional de Auxiliares
de Docentes nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - Fatecs, ao
explorar aspectos relacionados à admissão, trajetória institucional e atuação
no âmbito das Fatecs no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -
CEETEPS. Primeiramente, foi desenvolvida como uma pesquisa documental baseada
em fontes abertas e, mais especificamente, nos documentos e regulações
institucionais, buscando resgatar e consolidar aspectos históricos e legais,
além de avaliar se houve mudanças significativas nos últimos anos. Em um
segundo momento, os dados foram coletados por meio de uma survey eletrônica entre 46 auxiliares de docente em atuação nas
Fatecs no Estado, no ano de 2023. Os resultados permitiram analisar o cenário
atual de inserção e atuação profissional dos Auxiliares de Docentes nas
Faculdades de Tecnologia, caracterizar a função, enquanto parte integrante do
modelo institucional das Fatecs na EPT paulista e subsidiar a administração
escolar e a formulação ou reformulação de políticas públicas pertinentes à
inserção e atuação dos auxiliares. A filiação da investigação é vinculada ao
Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional do CEETEPS, na linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’,
dentro do projeto “Atores da Educação Profissional e Tecnológica”.