Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
MIRANDA,
T.M.R. A Educação Física nos Currículos
do Ensino Técnico Integrado ao Médio: cenários e impactos das reformas no CEETEPS.
114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza, 2024.
A pesquisa pretende analisar o formato atual de
planificação e desenvolvimento dos currículos de educação física no ensino
técnico integrado ao ensino médio das Escolas Técnicas Estaduais, a partir das
mudanças ocorridas com a reforma do ensino médio brasileiro, na perspectiva dos
professores atuantes nas Etecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula
Souza - CEETEPS. Entre os objetivos específicos, conta-se com a possibilidade
de: a) analisar as mudanças curriculares da Educação Física [EF] ocorridas no
ensino integrado, com a recente reforma e novas diretrizes da Educação
Profissional e Tecnológica [EPT] nacionais e estadual de São Paulo; b) cotejar
as planificações curriculares da EF nas diferentes modalidades integradas
oferecidas pelas Etecs [Novotec, M-Tec, AMS, etc.]; c) avaliar o impacto dos
novos desenhos curriculares no desenvolvimento das aulas de educação física nas
Etecs do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos docentes em exercício e dos
documentos consultados. O desenho metodológico adotado baseia-se em um estudo
qualitativo, com duplo formato na coleta de dados: por meio de pesquisa
documental analítico-comparativa, a fim de analisar os currículos integrados
formalmente prescritos no CEETEPS; e de survey,
realizada com 141 professores de educação física das Etecs, respondida online entre os meses de outubro e
dezembro de 2023. Como resultado, notou-se que a EF sofreu redução em sua carga
horária nas novas propostas curriculares, afetando a formação geral dos alunos
e comprometendo a continuidade da disciplina. Devido à redução, muitos
professores assumiram outros componentes curriculares, trazendo questionamentos
se estes estariam prontos para assumir diferentes disciplinas simultâneas. Além
disso, os professores apontam que os alunos têm sido prejudicados, uma vez que
a EF auxilia na formação integral, socioemocional, na saúde e autonomia deles. Esta
dissertação é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do projeto
‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’, dentro da linha de pesquisa
‘Políticas, Gestão e Avaliação’, no programa de mestrado em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.