Português Ingles Espanhol

Dissertação

A educação física nos currículos do ensino técnico integrado ao médio: cenários e impactos das reformas no CEETEPS

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:17/04/2024 Autor: Talita Monegatto Rodrigues Miranda
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS


Resumo

MIRANDA, T.M.R. A Educação Física nos Currículos do Ensino Técnico Integrado ao Médio: cenários e impactos das reformas no CEETEPS. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.

  

A pesquisa pretende analisar o formato atual de planificação e desenvolvimento dos currículos de educação física no ensino técnico integrado ao ensino médio das Escolas Técnicas Estaduais, a partir das mudanças ocorridas com a reforma do ensino médio brasileiro, na perspectiva dos professores atuantes nas Etecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. Entre os objetivos específicos, conta-se com a possibilidade de: a) analisar as mudanças curriculares da Educação Física [EF] ocorridas no ensino integrado, com a recente reforma e novas diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica [EPT] nacionais e estadual de São Paulo; b) cotejar as planificações curriculares da EF nas diferentes modalidades integradas oferecidas pelas Etecs [Novotec, M-Tec, AMS, etc.]; c) avaliar o impacto dos novos desenhos curriculares no desenvolvimento das aulas de educação física nas Etecs do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos docentes em exercício e dos documentos consultados. O desenho metodológico adotado baseia-se em um estudo qualitativo, com duplo formato na coleta de dados: por meio de pesquisa documental analítico-comparativa, a fim de analisar os currículos integrados formalmente prescritos no CEETEPS; e de survey, realizada com 141 professores de educação física das Etecs, respondida online entre os meses de outubro e dezembro de 2023. Como resultado, notou-se que a EF sofreu redução em sua carga horária nas novas propostas curriculares, afetando a formação geral dos alunos e comprometendo a continuidade da disciplina. Devido à redução, muitos professores assumiram outros componentes curriculares, trazendo questionamentos se estes estariam prontos para assumir diferentes disciplinas simultâneas. Além disso, os professores apontam que os alunos têm sido prejudicados, uma vez que a EF auxilia na formação integral, socioemocional, na saúde e autonomia deles. Esta dissertação é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do projeto ‘Concepções e Políticas da Educação Profissional’, dentro da linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.

Educação Física. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo. Ensino Integrado