Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Profa. Dra. Amália Neide Covic - UNIFESP
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
FRANÇA, R. A. A afetividade na educação profissional técnica:
estudos de caso. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional,
vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa
Ensino e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre a afetividade na Educação
Profissional Técnica e seu impacto na aprendizagem e na aquisição de
competências para o trabalho. O interesse por esta temática surgiu a partir da
reflexão sobre a prática docente da pesquisadora acerca de seu relacionamento
com os alunos da Educação Profissional Técnica e as metodologias adotadas em
suas aulas em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Este estudo
fundamenta-se em teorias da educação e da educação profissional, tendo por base
estudiosos como Carl Rogers, Henri Wallon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Maurice
Tardif, José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, entre
outros. O presente trabalho teve por objetivo identificar
o comportamento afetivo na relação professor-aluno diante do processo de
aprendizagem de competências direcionadas ao contexto profissional. A
metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem
qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, descritivo e estudo de
casos múltiplos. Esta pesquisa possibilitou apreender que a afetividade na
relação professor-aluno, sob a ótica docente e discente, impacta na
aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho, sendo estas as
habilidades e competências socioemocionais como: trabalho em equipe, resolução
colaborativa de problemas, tomadas de decisão, comunicação, empatia e
criatividade, além das competências técnicas. Identificou-se, entretanto, que
há professores que consideram predominantemente os aspectos formais da Educação
Profissional Técnica, ou seja, o conteúdo, a relação estritamente profissional
centrada nos conhecimentos objetivos e técnicos. A proposta de produto
refere-se à aplicação de “Workshops Vivenciais” com a finalidade de instrumentalizar
os atores envolvidos no processo de Ensino Profissional Técnico, a partir do
comportamento socioemocional, envolvendo as concepções da afetividade, segundo
estratégias, táticas e vivências na prática intencional da afetividade em sala
de aula, contribuindo com a aprendizagem e a aquisição de competências para o
trabalho.