ROCHA, D. P. Serviço de pós-venda como fator de competitividade e gerador de novos negócios no segmento de implementos rodoviários. 52 f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2013. O presente trabalho tem por objetivo identificar de que forma a adoção das melhores praticas de gestão de pós-venda possibilita o aumento da competitividade e permite gerar novos negócios no ramo de fabricantes de implementos rodoviários no Brasil. A metodologia usada foi do tipo exploratória, empregando o método de pesquisa bibliográfica para a identificação das melhores praticas de pós-venda e serviços aplicáveis no segmento de implementos rodoviários. Conclui-se que a estruturação de uma rede de serviços de pós-venda como fator de competitividade e gerador de novos negócios no segmento de implementos rodoviários exige uma abordagem ampla da estratégia da empresa, em razão de estar inicialmente voltada à esfera industrial de manufatura e comercialização do bem e não à prestação de serviços e venda no varejo. Propõem-se neste trabalho algumas ferramentas que permitam viabilizar a sua implantação, considerando as perspectivas internas, como viabilidade técnico-financeira, posicionamento de mercado, gestão, logística e integração dos dados, tornando-se este um serviço que agregue valor para a empresa com a ampliação do portfólio, a diversificação da matriz de negócios, de apenas industrial para também de serviços, permitindo o aumento da receita e o aprofundamento do conhecimento do mercado regionalizado, como também o aumento da visibilidade da marca, gerando ganhos estratégicos com a fidelização do cliente por meio da oferta de soluções em toda a cadeia do segmento e ganhos para a sociedade mediante a oferta de produtos e serviços de qualidade.