Targher, R. M. Práticas para o ensino de gestão de projetos. Monografia do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. O presente trabalho tem como por objetivo identificar algumas práticas adotadas para o ensino da disciplina de Gestão de Projetos e sugerir algumas ações que potencializem este ensino. Para isso, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica em relação à educação e seu papel na sociedade, citando a questão das metodologias e práticas de ensino, descrevendo a evolução da tecnologia na sociedade até os dias atuais e sua relação com o ensino de forma geral, para pôr fim abordar a gestão de projeto desde seus conceitos básicos até as explicações específicas de cada área de conhecimento existente. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da área de gestão de projetos, questionário de avaliação com alunos de cursos de especialização em gestão de projetos e também questionários com profissionais da área. Para assim, concluir quais das dez áreas de conhecimento elencadas pelo guia PMOBOK® 5ª edição, devem ser mais focadas para um melhor ensino de gestão de projetos e quais as enumeras práticas que podem ser adotadas no ensino das mesmas. Dessa forma, esse trabalho fornece as informações acima citadas para os professores que busquem uma forma de aperfeiçoar o ensino de gestão de projetos, bem como para profissionais e empresas que buscam uma melhor forma de aprendizagem da teoria disponível para aprimorar a prática existente.