CANAVER, R. G. Plano de marketing para micro e pequenas empresas: estudo de caso em uma microempresa do segmento da construção civil. 53 f. Monografia (MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. O presente trabalho tem por objetivo identificar os principais elementos que devem compor um plano de marketing adaptado às micro e pequenas empresas, e entender por que elas não o fazem. A metodologia usada foi a de elaboração de uma pesquisa bibliográfica para conceituar os principais assuntos e o desenvolvimento de um estudo de caso em uma microempresa do segmento da construção civil, a fim de observar na prática as questões levantadas pela teoria. Os resultados confirmaram que essas empresas não praticam adequadamente o planejamento, e os motivos que as levam a essa condição são quase sempre os mesmos: falta de recursos e escassez de tempo de quem as comanda. Dadas as causas principais identificadas, é necessário adaptar o plano de marketing ao tamanho da empresa e à quantidade de recursos, adotando modelos práticos e objetivos, fazendo com que o proprietário se comprometa com ele e o execute, uma vez que o pequeno empresário precisa ter condições de planejar-se, independentemente da sobrecarga de atribuições que lhe é destinada.