Português Ingles Espanhol

Monografia

Planejamento estratégico para empresas prestadoras de serviços.

Autor:
Aline Collyer de Souza
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
12/02/2014
Contato:
alinecollyer@gmail.com

Resumo

COLLYER, A. C. Planejamento Estratégico para Empresas Prestadoras de Serviços. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho da empresa de engenharia no que se refere à oferta de serviços de instalações elétricas quanto à efetivação de negócios e delinear diretrizes para o planejamento estratégico de marketing que sirva de base para o alcance e abertura de novos contatos. Para atingir os objetivos foi verificado se a imagem da empresa está adequada às necessidades do mercado para atender seus potenciais clientes, observando a forma como a mesma se apresenta quanto à linguagem usada em seus meios de Comunicação. Além disso, houve o acompanhamento de todas as etapas de negociação para verificar se eram utilizadas as técnicas recomendadas e detectar falhas. A estratégia utilizada foi avaliar com profundidade os comunicadores responsáveis pela divulgação dos serviços ofertados através de entrevistas registradas com gravações e estudo por observação do comportamento. Foi então verificado se na divulgação os mesmos utilizam técnicas de negociação, assim como o comportamento dos clientes frente à proposta comercial apresentada. Com os resultados obtidos foram realizadas observações relativas às prospecções realizadas e recomendações aos responsáveis pela equipe de vendas. No tocante a planejamento estratégico de marketing foram feitas análises do ambiente externo, concorrentes, percepção de valor, poder de barganha dos fornecedores, mercado, posicionamento e estratégia do produto, estratégia de distribuição e de promoção. Foram então realizadas sugestões quanto a diretrizes de planejamento estratégico quanto agregar valor à marca, evidenciando as vantagens com a correção do fator de potência, efeitos nocivos do uso inadequado da energia elétrica e recomendações para o responsável pelas equipes de vendas.

Planejamento Estratégico. Marketing. Negociação.

Planejamento Estratégico. Marketing. Negociação.