Monografia

Data:
06/11/2014
dds_debora@hotmail.com

SANTOS, D. Os desafios da energia no Brasil: o caso do Parque Eólico Alto Sertão. 45 f. Monografia (MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. O presente trabalho tem por objetivo a identificação e descrição dos principais problemas relacionados à expansão da energia eólica no Brasil. A metodologia usada foi composta de pesquisa bibliográfica e relato de caso, com os quais se deu a entender a relevância e os benefícios da ampliação da oferta de energia eólica dentro da matriz energética brasileira. Apurou-se que a falta de planejamento na construção das subestações e linhas de transmissão que conectem as usinas eólicas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) é o principal fator limitante da expansão da energia eólica no Brasil. A não existência de sincronismo entre os cronogramas das obras dos parques eólicos e das subestações acarreta ainda grande impacto social, dado que o custo desta ineficiência é repassado à sociedade via preço de tarifa de energia elétrica. A gestão de todo o processo licitatório – por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – e operacional – via Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) – está a cargo do Governo Federal, e este, por sua vez, reduz o potencial de expansão da energia eólica no Brasil com medidas que limitam a participação de projetos nos futuros leilões de energia.

Energia eólica. Linhas de transmissão. Expansão.