PERES, R. P. Gestão do conhecimento em projetos de engenharia: estudo de caso em uma empresa multinacional eletroeletrônica. Monografia (MBA em gestão de projetos e processos) Centro Estadual Paula Souza, São Paulo, 2013.
Uma organização multinacional possui equipes que trabalham em diferentes departamentos, com diversos produtos e com uma enorme quantidade de conhecimento. Esta pesquisa busca identificar como ocorre o processo de registro, acesso e divulgação das lições aprendidas em uma empresa multinacional do ramo eletroeletrônico que trabalha com projetos de engenharia, analisando o processo de gestão do conhecimento, buscando entender os problemas e soluções adotadas com a utilização do conhecimento obtido a partir de outros trabalhos, pois o conhecimento é pessoal, formado dentro de um contexto social e individual, ou seja, não é propriedade de uma organização. Para obter uma visão mais profunda da estrutura, foi utilizada a pesquisa dirigida com caráter exploratório, qualitativo com fonte de evidência por meio de observação do participante. Foi verificado que os registros de lições aprendidas estão presentes nos processos de encerramento de projetos de engenharia, sendo fortemente ligados a problemas e erros obtidos com relatórios de não conformidades, porém os casos de sucesso e melhorias desenvolvidas durante a execução do projeto não tiveram a mesma atenção, o termo lições aprendidas deve ser mais abrangente e recomenda-se registrar todos os conhecimentos obtidos. Os resultados positivos encontrados com a gestão de conhecimento foram observados em toda a pesquisa, pois o conhecimento obtido com uma experiência (positiva ou negativa), aumenta a biblioteca de melhores práticas e previne a repetição dos mesmos erros, agregando valor ao desenvolvimento de projetos, produtos e marcas.