BARRETO, W.C.M. Estilos de liderança na gestão de projetos. 36 F. Monografia (MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológicos Paula Souza, São Paulo, 2017. O presente trabalho tem por objetivo identificar estilos de liderança mais apreciados na gestão de projetos de sistema de informação. Para este estudo a metodologia é composta de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. É perceptível que o papel do chefe tem sido substituído pelo papel do líder, tendo este o dever de ser uma pessoa capaz de conduzir equipes. Além de possuir em seu perfil a facilidade de comunicação, aproveita o melhor de cada indivíduo de sua equipe, almejando uma meta e atingindo-a sempre em conjunto. Com isto, o líder se torna fundamental para o gerenciamento de equipes, porém também se faz necessário aplicar ferramentas úteis que demonstrem sua atualização e possa conduzir sua equipe diante das mais modernas práticas de gestão. Diante de diversos cenários e desafios, é necessário que seja capaz de controlar suas emoções, além de aplicar os conhecimentos necessários para conduzir a equipe rumo à satisfação sem deixar de lado o princípio básico da comunicação. Para este estudo, e, para um melhor entendimento do tema proposto, serão utilizados livros de administradores, além de artigos e revistas, como forma de enriquecer o assunto, descrevendo de forma clara e objetiva.