Santana, E. C., Como Implantar o PMO nas Organizações. Monografia MBA- Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. O presente trabalho tem por objetivo apresentar de formas gerais as características de um escritório de gerenciamento de projeto e como decore sua implantação nas organizações. Através da metodologia descritiva, tendo como base o levantamento bibliográfico, a pesquisa possibilitou a identificação das principais características do PMO, sobre o olhar de diferentes autores pesquisados. O PMO pode ser adaptado às necessidades das organizações e seus projetos, isso devido as constates evoluções em sua estrutura, tornando sua implantação mutável aos mais variados cenários. Não existe uma receita única que defina os passos necessários para realizar sua implantação, porém ela deve ser tratada igualmente a um projeto divido em 4 fases: Planejamento, Implantação, Operação e Melhorias. Apesar destas vertentes, suas funções estão bem definidas tendo como foco principal o apoio aos envolvidos na gestão dos projetos buscando padronizar os processos existentes, desenvolvimento de metodologias, definição de ferramentas de apoio, compartilhamento de recursos entre outros, devendo ser o centro de excelência na gestão de projetos. O sucesso só poderá ser atingido com o apoio da alta gerência, as mudanças devem ser transparentes e encaradas como melhorias, onde sua estrutura jamais poderá ser utilizada para fins de fiscalização. Com o propósito de contextualizar as principais características sobre o PMO, contribuindo para o melhor entendimento sobre sua função, operação e implantação, a fundamentação teórica e os relatos de caso possibilitaram a construção conceitual e amadurecimento do tema e sua importância dentro das organizações, uma vez que não existe uma única receita ou verdade absoluta para obtenção do sucesso, onde o caminho a ser percorrido está associado às descobertas e aprendizados. Assim o trabalho possibilitou a desconstrução dai deia de que o PMO possui como função primordial apenas o controle das atividades dos projetos, sendo mais um departamento dentro das organizações. Os temas abordados posibiltam a reconstrução correta sobre o que é, qual o seu papel, assim como os processos que estão envolvidos em sua implantação dentro das organizações.