SILVA, A. G. N. da Comércio Exterior e Gestão Estratégica. Monografia MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. O presente trabalho tem por objetivo indicar quais análises, ações e reorganizações necessitam ser consideradas para que a mudança do processo administrativo financeiro e de marketing torne possível alcançar e/ou otimizar seus resultados financeiros, por exemplo. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, artigos científicos e exemplos reais – que tenham dado certo ou tenham apresentado, nitidamente, necessidade de melhorias em seus processos – apresentados através de estudos de caso, obtidos nas empresas onde foram adquiridos conhecimentos práticos. Com este trabalho foi possível concluir que o planejamento estratégico não pode ser feito apenas com base no histórico da empresa e na experiência de seus administradores, mas através de pesquisas do segmento, análise de tendências, objetivos da empresa, recursos disponíveis, entre outros fatores relevantes, como legislação vigente no país, acordos internacionais e variação cambial.