Ono, C. M. Colaborador a Gestor: Atributos necessários para se tornar um líder. Monografia (MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, ano. O presente trabalho tem por objetivo identificar os principais atributos que um colaborador deve desenvolver para se tornar um líder eficaz. A metodologia de pesquisa bibliográfica foi adotada, esclarecendo o conceito de líder, permitindo identificar que o mesmo não está vinculado a um cargo hierárquico e é conceitualmente diferente do “gerente”, uma vez que gerencia é o que se faz e liderança é o que se é. Explora a evolução da liderança ao longo dos anos, abordando as teorias sobre a liderança, através das quais se pode notar que atributos como integridade, habilidade para tomar decisões, confiança, sensibilidade e visão são citados pela maioria dos pesquisadores, mas não há como restringir quais seriam os atributos específicos que tornam o líder eficaz. Conclui-se que não há como definir uma formula ideal que garanta a eficácia dos lideres em qualquer circunstância, com qualquer tipo de grupo ou em qualquer espécie de ambiente.