O presente trabalho tem por objetivo identificar as etapas fundamentais para proposição de um modelo de gestão por competências para o a instituição “Mais Educação”. O trabalho está dividido em quatro partes: introdução, fundamentação teórica, estudo de caso e conclusão. A identificação das etapas foi baseada nas ideias de Carbone et al. (2009.); também foi realçada a importância do planejamento estratégico para a implantação eficiente da gestão por competências. A pesquisa teve como pano de fundo a instituição pública “Mais Educação”, sendo apresentado seu contexto. A pesquisa é classificada como qualitativa, tendo como técnica a pesquisa em documentos institucionais, a pesquisa bibliográfica, observações e entrevista semiestruturada com servidores e funcionários terceirizados da EaD da “Mais Educação”. Trata-se de estudo de caso. Concluiu-se que por ser uma instituição nova (cinco anos de existência) ainda faltam algumas etapas a ser desenvolvidas na Mais Educação, que, apesar de já ter um desenho das estratégias principais, precisa ainda, por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, definir algumas ações como: o mapeamento das funções, a identificação das competências organizacionais, o mapeamento das competências individuais, para depois poder calcular o gap (lacuna) de competências. O trabalho abre caminhos para novas pesquisas dentro da instituição.