Português Ingles Espanhol

Monografia

As etapas fundamentais da gestão por competências: diagnósticos da EaD da instituição “Mais Educação.

Autor:
Célia Carli
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
11/02/2014
Contato:
celinha.carli@gmail.com

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar as etapas fundamentais para proposição de um modelo de gestão por competências para o a instituição “Mais Educação”. O trabalho está dividido em quatro partes: introdução, fundamentação teórica, estudo de caso e conclusão. A identificação das etapas foi baseada nas ideias de Carbone et al. (2009.); também foi realçada a importância do planejamento estratégico para a implantação eficiente da gestão por competências. A pesquisa teve como pano de fundo a instituição pública “Mais Educação”, sendo apresentado seu contexto. A pesquisa é classificada como qualitativa, tendo como técnica a pesquisa em documentos institucionais, a pesquisa bibliográfica, observações e entrevista semiestruturada com servidores e funcionários terceirizados da EaD da “Mais Educação”. Trata-se de estudo de caso. Concluiu-se que por ser uma instituição nova (cinco anos de existência) ainda faltam algumas etapas a ser desenvolvidas na Mais Educação, que, apesar de já ter um desenho das estratégias principais, precisa ainda, por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, definir algumas ações como: o mapeamento das funções, a identificação das competências organizacionais, o mapeamento das competências individuais, para depois poder calcular o gap (lacuna) de competências. O trabalho abre caminhos para novas pesquisas dentro da instituição.

Competência individual. Competência organizacional. Planejamento estratégico.

Competência individual. Competência organizacional. Planejamento estratégico.