Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Profª. Drª. Celi Langhi
Prof. Dr. Alexandre Formigoni
GONÇALVES, M. B. Work Based Learning aplicado ao curso de aprendizagem industrial de Assistente Administrativo da escola SENAI “Antônio Ermírio de Moraes”. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
O presente trabalho teve por objetivo analisar a existência de Work Based Learning no curso de Aprendizagem de Assistente Administrativo na Escola SENAI “Antônio Ermírio de Moraes”, realizado no período de novembro de 2009 a dezembro de 2015. Tem-se como problema de pesquisa: a metodologia aplicada no curso de Aprendizagem de Assistente Administrativo se constitui em típica modalidade do Work Based Learning? Trata-se de uma pesquisa com enfoque misto de alcance exploratório e descritivo e abordagem indutiva. Optou-se por trabalhar com o universo compreendido por 142 egressos do Curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo, que se aplicou um questionário online composto por 31 (trinta e uma) questões onde se obteve retorno de 107 respondentes. Buscando-se outros ângulos de análise, foram realizadas entrevistas com roteiros estruturados, com um professor do curso e com o diretor da escola. Foi evidenciado que a metodologia aplicada no curso de Assistente Administrativo constituiu-se em modalidade típica de Work Based Learning.