Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos - PUC
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
SILVA, D. J. Trajetória do desenvolvimento e entrega de
projetos EaD destinados à Educação Profissional no Âmbito Corporativo. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Ao longo deste trabalho
serão examinados processos de produção de materiais instrucionais de Educação a
Distância (EaD) destinados à Educação Profissional com o objetivo de, em termos gerais, averiguar esses processos
e sua entrega, desde o escopo até a finalização, identificando os passos
executados, o alinhamento das expectativas das partes interessadas e o fluxo de
trabalho entre as equipes, além de averiguar os impactos em situações não
planejadas que poderiam ser mitigadas e eventualmente prevenidas se assistidas
adequadamente. O método escolhido para evidenciar os encaminhamentos e suas
consequências no processo de construção de projetos de EaD (materiais
instrucionais) voltados à Educação Profissional orientou-se por um modelo
explicativo, descritivo, ex-post-facto (verificação do que aconteceu
depois de um fato), destrinchando um projeto realizado com foco em sua
execução, sua finalização e seus desdobramentos.
Como resultado prático, propõe-se apresentar um roteiro e
um manual de elaboração de projetos instrucionais para EaD focados na Educação
Corporativa. A investigação
provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador,
aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de
Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS (Centro Paula Souza) e ao
subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda
práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e
regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de
competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção
social.