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Dissertação

Saberes docentes sobre a inclusão do PCD: a educação profissional na área da saúde

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Data de Apresentação:26/03/2024 Autor: Daniel Ferreira de Carvalho
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Leila Pessôa da Costa - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS


Resumo

CARVALHO, D. F. Saberes docentes sobre a inclusão do PCD no mercado de trabalho: a educação profissional na área da saúde.  f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 

A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do projeto de Saberes e Trabalho Docente, na linha Formação do Formador do programa de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e pertence à área de concentração Educação e Trabalho. A abordagem realizada neste trabalho vai ao encontro de se discutirem anseios mundiais de se incluir o indivíduo enquanto ser social, mesmo tratando-se de uma pessoa com deficiência. Mesmo que de forma adaptada o PCD tem o direito de participar de todos os processos sociais. Justifica-se esta pesquisa, pois tem o desafio de mostrar que os mecanismos legais devem estar amparados nos educacionais e, desta forma, também na educação profissional, para transformar o trabalho docente com o PCD em algo que realmente fará sentido quanto à inclusão, não só para o seu exercício de cidadania, mas também para a sua formação integral. Fundamenta-se na legislação vigente, quanto à trajetória do PCD no Brasil, além de estudos sobre a educação profissional, a inclusão social e a educacional. O objetivo geral, desta pesquisa é analisar as estratégias e métodos no trabalho docente sobre a inclusão social e educacional do PCD. Como objetivos específicos, pretendemos discutir a inclusão social e o percurso histórico de políticas públicas para o PCD; e analisar a inclusão educacional do surdo quanto aos saberes docentes na área da saúde. A metodologia da pesquisa, de natureza aplicada, é de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com relato de experiência. Como um produto, apresenta-se como proposta um programa de formação continuada, a ser desenvolvida em uma unidade de educação técnica e a elaboração de um manual de boas práticas docentes sobre a inclusão do surdo em educação profissional sobre a inclusão do surdo no ensino técnico profissionalizante, na área da saúde. A prática docente com o surdo apresenta desafios, uma vez que alguns trabalhos tiveram abordagem semelhantes, porém o universo do surdo ainda contém muitos paradigmas. 

Educação Profissional. PCD. Surdo. Inclusão