Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Leila Pessôa da Costa - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
CARVALHO, D.
F. Saberes docentes sobre a inclusão do PCD no mercado de trabalho: a
educação profissional na área da saúde. f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
A pesquisa aqui
apresentada foi desenvolvida dentro do projeto de Saberes e Trabalho Docente,
na linha Formação do Formador do programa de Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional e pertence à área de concentração Educação e Trabalho. A
abordagem realizada neste trabalho vai ao encontro de se discutirem anseios
mundiais de se incluir o indivíduo enquanto ser social, mesmo tratando-se de
uma pessoa com deficiência. Mesmo que de forma adaptada o PCD tem o direito de
participar de todos os processos sociais. Justifica-se esta pesquisa, pois tem
o desafio de mostrar que os mecanismos legais devem estar amparados nos
educacionais e, desta forma, também na educação profissional, para transformar
o trabalho docente com o PCD em algo que realmente fará sentido quanto à
inclusão, não só para o seu exercício de cidadania, mas também para a sua formação
integral. Fundamenta-se na legislação vigente, quanto à trajetória do PCD no
Brasil, além de estudos sobre a educação profissional, a inclusão social e a
educacional. O objetivo geral, desta pesquisa é
analisar as estratégias e métodos no trabalho docente sobre a inclusão social e
educacional do PCD. Como objetivos específicos, pretendemos discutir a inclusão
social e o percurso histórico de políticas públicas para o PCD; e analisar a
inclusão educacional do surdo quanto aos saberes docentes na área da saúde. A
metodologia da pesquisa, de natureza aplicada, é de abordagem qualitativa.
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com relato de experiência.
Como um produto, apresenta-se como proposta um programa de formação continuada,
a ser desenvolvida em uma unidade de educação técnica e a elaboração de um
manual de boas práticas docentes sobre a inclusão do surdo em educação
profissional sobre a inclusão do surdo no ensino técnico profissionalizante, na
área da saúde. A prática docente com o surdo apresenta desafios, uma vez que
alguns trabalhos tiveram abordagem semelhantes, porém o universo do surdo ainda
contém muitos paradigmas.