Data de Apresentação:14/03/2024 Autor: Bruno dos Santos Monteiro

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Vania de Moraes - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - CEETEPS

MONTEIRO, S. Bruno. Saberes docentes na educação profissional: o exercício do trabalho por projetos na formação profissional 65f. Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente estudo foi desenvolvido no programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na linha de pesquisa Formação do Formador, concentrado no projeto de Saberes e Trabalho Docente. Este tema trata de saberes e o trabalho docente por projetos. Justifica-se o interesse neste estudo, já que discutir a formação continuada do docente é relevante em educação profissional, pois esta se encontra em constante mudança, dadas as especificidades e exigências da sociedade contemporânea e mercado de trabalho. Teve como objetivos: contribuir com as práticas docentes, por meio da análise de saberes e práticas pedagógicas interdisciplinares, para o desenvolvimento do trabalho por projetos, ressaltando a importância da formação continuada do docente atuante na educação profissional; explicitar a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica, elencando suas características e peculiaridades no cenário educacional; discutir acerca do planejamento de trabalho por projetos no curso técnico em Gastronomia realizados em uma escola técnica estadual localizada na cidade de São Paulo e prospectar como produto um projeto de formação continuada para professores atuantes na educação profissional. O método utilizado foi o de pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, por meio da análise e observação de uma prática educacional de desenvolvimento de um projeto em uma unidade estadual de ensino técnico. Além da revisão bibliográfica, a fim de se fundamentar presente a observação participante apresenta-se, também, uma pesquisa de campo para coletar informações sobre o objeto de estudo em questão. Os resultados da prática do projeto está contextualizado neste estudo e os dados obtidos pela pesquisa sobre a temática demonstram que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais efetivo e significativo para os discentes, quando se unem saberes, resultando em práticas interdisciplinares durante a formação profissional.

Saberes docentes. Trabalho docente. Educação Profissional. Interdisciplinaridade