Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Vania de Moraes - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU
Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - CEETEPS
O presente estudo foi
desenvolvido no programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na linha
de pesquisa Formação do Formador, concentrado no projeto de Saberes e Trabalho
Docente. Este tema trata de saberes e o trabalho docente por projetos.
Justifica-se o interesse neste estudo, já que discutir a formação continuada do
docente é relevante em educação profissional, pois esta se encontra em constante mudança, dadas as
especificidades e exigências da sociedade contemporânea e mercado de trabalho. Teve como objetivos: contribuir com as práticas docentes, por
meio da análise de saberes e práticas pedagógicas interdisciplinares, para o
desenvolvimento do trabalho por projetos, ressaltando a importância da formação
continuada do docente atuante na educação profissional; explicitar a
interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade na
educação profissional e tecnológica, elencando suas características e
peculiaridades no cenário educacional; discutir acerca do planejamento de
trabalho por projetos no curso técnico em Gastronomia realizados em uma escola
técnica estadual localizada na cidade de São Paulo e prospectar como produto um
projeto de formação continuada para professores atuantes na educação
profissional. O método utilizado foi o de pesquisa exploratória e
descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, por meio da análise e
observação de uma prática educacional de desenvolvimento de um projeto em uma
unidade estadual de ensino técnico. Além da revisão bibliográfica, a fim de se
fundamentar presente a observação participante apresenta-se, também, uma
pesquisa de campo para coletar informações sobre o objeto de estudo em questão.
Os resultados da prática do projeto está contextualizado neste estudo e os
dados obtidos pela pesquisa sobre a temática demonstram que o processo de
ensino-aprendizagem se torna mais efetivo e significativo para os discentes, quando
se unem saberes, resultando em práticas interdisciplinares durante a formação
profissional.