Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
Profa. Dra. Cláudia Susana Coelho Neves - UNIVERSIDADE ABERTA UaB - PORTUGAL
Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
CORCELLI, E.F. Provimento da direção escolar nas escolas
técnicas estaduais do CEETEPS: um estudo sobre a gestão da educação
profissional. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, 2023.
A gestão escolar e seus modos de provimento ocupariam
posição de destaque na constituição de uma gestão escolar democrática e,
indiretamente, nos resultados acadêmicos dos alunos. A Direção das Escolas
Técnicas do Estado de São Paulo seria diferenciada quanto ao seu modelo de
provimento: enquanto nas Escolas Estaduais, ligadas à Secretaria da Educação de
São Paulo, é provida por Concurso Público de Provas e Títulos; o recrutamento
nas Etecs, ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorre em um
processo misto de eleição direta e indicação por lista tríplice. Posto isto, a
pesquisa tem por objetivo analisar o provimento da função de direção nas
escolas técnicas estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
refletindo sobre os princípios de gestão escolar aplicados ao contexto da
educação profissional técnica de nível médio, investigando o processo de
qualificação e eleição dos dirigentes e discutindo-o à luz dos preceitos da
democratização das instituições públicas de ensino e da continuidade aos
estudos específicos sobre o cenário da educação profissional no CEETEPS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e
exploratória (GIL, 2008), quanto à sua natureza e objetivos. Quanto à
metodologia de obtenção dos dados, emprega dois tipos: documental, baseada em
fontes contidas na legislação nacional, estadual e,
mais especificamente, nos documentos e regulações institucionais do CEETEPS, nas
quais buscamos diálogos com a literatura, em um recorte principal sobre a temática
do processo de escolha dos diretores escolares, desde o seu início em larga
escala no Brasil, em 1985 (BRASIL, 1985), até a última atualização disponível; e uma pesquisa do tipo survey (GIL, 2008)
baseada em formulários online, no qual foram verificadas as 205
respostas para compilação e análise dos dados obtidos na comunidade das atuais
223 Etecs, distribuídas entre 68 diretores e 137 professores. Entre os
resultados, a reconstituição deste percurso histórico das eleições escolares
para direção, a reafirmação das condições postas para a gestão democrática nas
Etecs, as sugestões para o aperfeiçoamento do processo eleitoral e os conflitos
gerados pelas visões distintas entre docentes e gestores podem ser destacados
ao final da proposta. O perfil é derivado de estudos realizados na Linha de
Pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Gestão,
Avaliação e Organização da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação,
Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto ‘Atores da Educação Profissional
e Tecnológica’, desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq
‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica –
GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes
em instituições da EPT.