Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - USCS
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
NARITA,
AT. O papel da proficiência digital na
formação docente continuada. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Este trabalho tem por objetivo pesquisar o sentido visto pelo docente,
por meio de relatos de experiência de desenvolvimento, sobre a proficiência
digital do professor em ambientes colaborativos de aprendizagem, conhecidos
como comunidades investigativas de aprendizagem. O perfil da investigação é
derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Formação do Formador,
alinhado ao projeto ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação,
Extensão e Pesquisa do CEETEPS, desenvolvido em colaboração no grupo cadastrado
no diretório CNPq ‘Saberes e trabalho docente em Educação Profissional”. Com o
avanço tecnológico nas práticas educativas em um mundo cada vez mais conectado,
evidencia-se a necessidade do professor de desenvolver sua proficiência
digital. Para tal, é fundamental repensarmos os modelos de formação do
professor e a inclusão de proficiência digital no seu currículo formativo,
tomando sua experiência e bem-estar como base para uma formação continuada
eficaz. Tardif (2000), Mills (2006), Papert (1971), Dewey (1959), Shulman
(2016), Esteves (1987), entre outros fundamentam o referencial teórico deste
estudo. A metodologia usada é uma pesquisa exploratória descritiva com
abordagem quantitativa e qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa
adotados são os questionários estruturados com professores e relatos de
experiência por meio de pesquisas narrativas. Como produto desta pesquisa, é
proposto um programa de formação docente de desenvolvimento de proficiência
digital do educador, com base em comunidades investigativas de aprendizagem
colaborativa. Por resultado, sugere-se a criação de comunidades investigativas
de aprendizagem como formação docente continuada para o desenvolvimento da
proficiência digital do educador.