O ensino a distância corporativo nas organizações governamentais e o uso de ferramentas de gestão: uma pesquisa-ação no 3º CTA

Data de Apresentação:23/02/2011 Autor: Alexandre Fabiano de Carvalho
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Ana Teresa Corenci Treveli

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

A Divisão Técnica do 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA), desde os anos 80 oferece treinamentos na área de comunicações e informática a militares do Exército Brasileiro (EB) sob a forma de ensino presencial. O surgimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) proporcionaram ao Centro um ambiente favorável à experimentação de lançar-se ao mundo da educação corporativa a distância.

No mesmo período, a Unidade passou por uma reestruturação na Gestão, graças ao Sistema de Excelência Gerencial (SEG) adotado pelo EB, baseado no Balanced Scorecard (BSC). Face aos conhecimentos pré-existentes por sua Alta Administração, o 3º CTA pôde implementar, simultaneamente, um novo modelo de ensino, resultando num aumento significativo de alunos capacitados e de investimentos voltados a melhor capacitação técnica dos tutores e coordenadores de curso.

Diante de um breve histórico das Organizações, da metodologia dos Mapas Estratégicos de Kaplan e Norton, da teoria da Organização que Aprende de Peter Senge e da implantação do SEG no 3º CTA, a Pesquisa-Ação foi adotada como metodologia de estudo que possibilitou uma análise dos aspectos motivacionais dos recursos humanos da Organização, caracterizada como governamental e cuja perspectiva financeira a diferencia das organizações particulares com fins lucrativos. Assim, este trabalho propõe um estudo acerca dos caminhos traçados nesse período, a compreensão das ferramentas usadas (BSC, SE-OM, SisPIT, SISPEG) e suas características, bem como o desfecho dos empreendimentos realizados.

Balanced Scorecard

Ensino a Distância