O CONCEITO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Data de Apresentação:15/07/2020 Autor: André Henriques Fernandes Oliveira
Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

Prof. Dr. José Vaidergorn

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

OLIVEIRA, A. H. F. O Conceito de Qualidade na Educação Profissional e Tecnológica no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Pensado como um elo entre a pesquisa acadêmica e sua aplicação no setor produtivo, o Centro Estadual de Educação Técnica e Tecnológica foi fundado em 1969. Em comemoração dos seus 25 anos, o reitor da UNESP encomendou a Shozo Motoyama um estudo sobre a história dessa instituição. Para ilustrar seu trabalho, o autor faz uma crônica em que narra as possibilidades de exploração do universo num não tão mais distante ano de 2069, centenário da ida do homem à lua e do próprio Centro, e quais seriam as contribuições do Paula Souza para isso. Nesse texto, vislumbra-se novamente os motivos da criação do CEETEPS e, assim, uma qualidade educacional que deve ser desenvolvida através da produção de tecnologia. De meados da década de 1990 até o fim da de 2010, além do meio século que o Centro alcançou, as políticas públicas definiram outro rumo para a instituição. Longe de contribuir como imaginava Motoyama para o conhecimento e colonização do Sistema Solar, ela se coadunou com as reformas educacionais desenhadas por organismos internacionais e que a colocam, e não só ela, mas como o próprio país, na periferia do desenvolvimento tecnológico. Neste trabalho, analisa-se como o conceito de qualidade educacional foi compreendido e norteou as políticas educacionais do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Paula Souza, durante a segunda década do século XXI. Para isso, apresenta-se um histórico com o próprio conceito de qualidade da educação a partir das reformas neoliberais das décadas de 1980 e 1990. Também, realiza-se um histórico da EPT e sua relação com a economia, a fim de mostrar que apenas pontualmente houve projetos de desenvolvimento industrial com protagonismo nacional, o que deixou o país sempre muito dependente do capital internacional. Enfim, aponta-se como essa história e o conceito de qualidade aparecem em recentes documentos que norteiam os planos de cursos e as atividades letivas do Centro, guiando o desenvolvimento pedagógico de seus cursos de Qualificação Profissional, Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Médio, quais políticas podem ser adotadas para que, ao invés de ficar à reboque de tecnologia estrangeira, possa-se se produzir tecnologia nacional.

Educação e Trabalho

Educação Profissional e Tecnológica