Data de Apresentação:26/03/2024 Autor: Caio Feijó Gonçalves de Souza

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

SOUZA, C. F. G. Metacognição na aprendizagem organizacional em cargos de gestão: estudo de caso de educação corporativa. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

A transformação digital, as mudanças rápidas e constantes, a busca por inovação incessante e o alto volume de informações geradas e compartilhadas nas organizações impactam o mercado de trabalho e exigem que os profissionais reflitam profundamente sobre a adaptação de suas competências e a gestão de informação e conhecimento. Tal cenário demanda cada vez mais autonomia e autodirecionamento na aprendizagem, características defendidas por abordagens como a andragogia e a heutagogia. Neste trabalho, levanta-se a proposição da importância de aplicar o construto da metacognição, um dos princípios heutagógicos, dentro de contextos profissionais. O objetivo desta dissertação é, portanto, descrever e promover iniciativas explícitas para discutir e compreender os conceitos de metacognição como forma de apoiar a sistematização do processo de aprendizagem mais autônomo de um grupo de gestores. Mais especificamente, o estudo descreve o processo de construção de um curso a partir do referencial teórico e do público-alvo; evidencia quais aspectos do curso foram mais úteis para o grupo de participantes; e investiga, em maior profundidade, como esses aspectos apontados pelos participantes podem ajudá-los a lidar com os desafios de aprendizagem organizacional em cargos de gestão visando uma abordagem de desenvolvimento mais heutagógica. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, é conduzida por meio de um estudo de caso que descreve um curso de metacognição, cujo objetivo é contribuir para que profissionais sistematizem o processo de seu aprendizado a fim de superar os desafios organizacionais em um contexto de evolução constante. Ao final, o estudo sugere materiais e procedimentos que permitem incorporar o conhecimento metacognitivo em práticas de aprendizagem no trabalho e apoia, principalmente, profissionais em cargos de gestão a construírem seus planos de desenvolvimento individual por meio da elaboração e aprofundamento de alguns dos elementos de metacognição presentes no Metacognitive Awaress Inventory e outras referências bibliográficas. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social.

Educação Profissional. Habilidades metacognitivas. Desenvolvimento profissional