Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
SOUZA, C. F. G.
Metacognição na aprendizagem
organizacional em cargos de gestão: estudo de caso de educação corporativa.
111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2023.
A
transformação digital, as mudanças rápidas e constantes,
a busca por inovação incessante e o alto volume de informações geradas e
compartilhadas nas organizações impactam o mercado de trabalho e exigem que os
profissionais reflitam profundamente sobre a adaptação de suas competências e a
gestão de informação e conhecimento. Tal cenário demanda cada vez mais
autonomia e autodirecionamento na aprendizagem, características defendidas por
abordagens como a andragogia e a heutagogia. Neste trabalho, levanta-se a proposição
da importância de aplicar o construto da metacognição, um dos princípios
heutagógicos, dentro de contextos profissionais. O objetivo desta dissertação
é, portanto, descrever e promover iniciativas explícitas para discutir e
compreender os conceitos de metacognição como forma de apoiar a sistematização
do processo de aprendizagem mais autônomo de um grupo de gestores. Mais
especificamente, o estudo descreve o processo de construção de um curso a
partir do referencial teórico e do público-alvo; evidencia quais aspectos do
curso foram mais úteis para o grupo de participantes; e investiga, em maior
profundidade, como esses aspectos apontados pelos participantes podem ajudá-los
a lidar com os desafios de aprendizagem organizacional em cargos de gestão visando
uma abordagem de desenvolvimento mais heutagógica. A pesquisa qualitativa, de
caráter exploratório, é conduzida por meio de um estudo de caso que descreve um
curso de metacognição, cujo objetivo é contribuir para que profissionais
sistematizem o processo de seu aprendizado a fim de superar os desafios
organizacionais em um contexto de evolução constante. Ao final, o estudo sugere
materiais e procedimentos que permitem incorporar o conhecimento metacognitivo
em práticas de aprendizagem no trabalho e apoia, principalmente, profissionais
em cargos de gestão a construírem seus planos de desenvolvimento individual por
meio da elaboração e aprofundamento de alguns dos elementos de metacognição
presentes no Metacognitive Awaress Inventory e outras referências
bibliográficas. A investigação
provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador,
aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de
Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido
junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda práticas de ensino e
aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no
mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à
formação profissional e que favoreçam a inserção social.