Implicações da avaliação institucional na gestão de uma escola técnica do Centro Paula Souza: um estudo de caso.

Data de Apresentação:27/03/2018 Autor: Rodrigo Vieira Campos
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia

CAMPOS, R. V. Implicações da avaliação institucional na gestão de uma escola técnica do Centro Paula Souza: um estudo de caso. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Justifica-se este trabalho pelo caminho traçado por este pesquisador em sua carreira docente no CEETEPS desde 2012, ministrando disciplinas no curso técnico de nível médio em informática e participando ativamente dos processos de avaliação da unidade pesquisada, sendo professor respondente e estruturando a logística para utilização dos laboratórios de informática em épocas de avaliação. Este trabalho teve o objetivo de investigar como os resultados provenientes do Sistema de Avaliação Institucional (Web-SAI) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) são utilizados pela equipe de gestão de uma de suas escolas técnicas. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura sobre as áreas de avaliação institucional e gestão escolar, enfatizando suas formas democráticas. A metodologia utilizada foi a qualitativa, exploratória e o procedimento técnico foi o estudo de caso. Foi feita uma análise do Projeto Político Pedagógico e do Plano Plurianual de Gestão da unidade estudada, buscando evidenciar o uso dos resultados da avaliação supracitada, nestes documentos. Buscando uma visão complementar da unidade de ensino, foi enviado à direção e à coordenação pedagógica da escola, um questionário composto por 6 perguntas abertas a respeito da percepção destes profissionais sobre o Web-SAI, o uso de seus resultados e questões gerais sobre avaliação institucional. Notou-se pouca aderência entre a fala da equipe gestora e o conteúdo dos documentos institucionais, não podendo ser explicitado o uso das avaliações nos planos e projetos analisados. Entretanto, analisando as respostas obtidas pela equipe de gestão, foi constatado que os dados provenientes do sistema de avaliação são importantes indicadores para a escola, servindo como norteadores dos trabalhos pedagógicos, uma vez que contribuem com dados censitários dos alunos, sendo ainda, um importante canal para críticas e sugestões, fundamentais ao se buscar a melhoria contínua e melhor adequação do espaço às atividades sociais.

avaliação institucional

Educação Profissional e Tecnológica