Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS
Prof. Dr. Marcelo Barbosa de Castro Zenkner - FDV
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS
CASSEL, P. E. Implantação de um
Sistema de Compliance e Integridade em uma instituição pública de educação
profissional e tecnológica. 97 f.
Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2022.
Esta
pesquisa se dedicou a analisar os fundamentos e práticas presentes no processo
de construção e implantação de um Sistema de Compliance e Integridade em
uma instituição pública de educação profissional e tecnológica do estado de São
Paulo que não estava sujeita a legislações que tornassem essa adoção
obrigatória. Assim, o interesse em abordar o tema se deu em virtude dos
desafios identificados e da possibilidade de solucioná-los por meio da pesquisa
acadêmica. Isso foi possível em virtude do método escolhido, que foi a
pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo em vista que esta aconteceu
concomitantemente ao período em que coordenei os trabalhos de construção e
implantação do Sistema de Compliance e Integridade na instituição
pesquisada. Este trabalho
evidenciou que programas de integridade já são uma realidade nas instituições
públicas de ensino federais, estaduais ou municipais, submetidas a legislações
que exigem sua adoção. Esse debate, além de uma necessidade, é uma realidade e
precisa ser cada vez mais ampliado. Como fruto da trajetória desta
pesquisa foi possível observar o arcabouço legislativo em formação dos Sistemas
de Integridade no Brasil, ainda em evolução, e a aplicabilidade desses Sistemas
no contexto da educação pública, uma vez que contribuem para que essas
instituições alcancem o objetivo primordial de sua existência, que é a
transformação social. A pesquisa revelou que Sistemas de Compliance e
Integridade fazem parte da essência das instituições públicas escolares, em
razão da sua dupla natureza: pública e social. Ainda, destacou o papel da gestão escolar em promover,
defender e praticar valores de integridade, tendo em vista que cultura e liderança
se inter-relacionam. Por fim, com base nas lições apreendidas nessa
trajetória de desafios, proporcionada pela pesquisa-ação, foi possível
apresentar como produto um
material gráfico com dicas para gestores escolares que desejam iniciar esse
percurso, na esperança de contribuir com o avanço de novas ideias.