Impacto motivacional no aprendizado: estudos de caso em dois cenários de Educação Profissional.

Data de Apresentação:05/12/2017 Autor: Amanda de Britto Murtinho
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

MURTINHO, A. B. Impacto motivacional no aprendizado: estudos de caso em dois cenários de Educação Profissional. Nn 131 f. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A intensificação das tecnologias de comunicação na virada do século 21 provocou alterações profundas na dinâmica global, modificando a forma como as pessoas estudam, trabalham e interagem. Essa era do conhecimento, ao prover vasta gama de informações ao alcance de todos, acabou provocando não só diferentes necessidades de mercado, como também maior distanciamento entre estudantes e seu ambiente de ensino. Este trabalho se justifica, portanto, em estudar a possibilidade de aplicação dos games como forma de suprir essa necessidade de aproximação do estudante ao ambiente de ensino.

Nesse sentido, foram realizados dois estudos qualitativos para compreender como os jogos eletrônicos, ou games, afetam a motivação do discente. Esses estudos consistiram na comparação de dois ambientes de ensino, um técnico e outro tecnológico, quando na presença e na ausência da aplicação dos games, aferindo-se a diferença motivacional percebida pelos discentes entre as aulas com e sem os jogos.

Os resultados, para os universos analisados, apontaram aumento na percepção motivacional dos estudantes nos sistemas que fizeram uso dos games, levando à consideração final de que os jogos realmente melhoram o engajamento do aluno, desde que adequadamente alinhados com os objetivos e metodologias propostas pelo docente.

Comunicação e Tecnologia

Jogos Educacionais