Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale
Prof. Dr. Léo Tadeu Robles
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão da terceirização de serviços de tecnologias da informação a partir de processos e modelos de gestão de Tecnologia da Informação (TI) e busca responder a seguinte questão de pesquisa: “Como as empresas gerenciam a TI quando se trata da terceirização de seus serviços?”. Da perspectiva tradicional de apoio administrativo, a TI passou a ser vista e também a ser cobrada como um papel estratégico nas organizações.
A TI deve viabilizar não somente as operações do dia-a-dia, mas também, novas estratégias empresariais (inovações), baseadas na qualidade, na segurança, na ética e em gestão sustentável. A metodologia adotada neste estudo compreende a revisão bibliográfica com base em levantamento de fontes acadêmicas e empresariais, visitas a sítios especializados e o desenvolvimento de um estudo de caso para analisar os processos e a gestão de terceirização de serviços de TI.