Prof. Dr. Juarez Antonio Delibo
Profª. Drª. Celi Langhi
Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira
LIMA, Rodrigo da Silva. Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Ensinar e aprender são partes de um mesmo processo de construção significativa do educando. Na esfera da educação profissional, sobretudo, nem sempre o professor de Língua Portuguesa possui formação especializada para realçar conteúdos necessários para a realização ampla de seu objetivo maior: bem formar. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a experiência e o conhecimento dos professores que ministram a disciplina Linguagem, Trabalho e Tecnologia (L.T.T.) em cursos técnicos modulares presenciais de nível médio sobre as especificidades prático-teóricas de gêneros ligados à esfera profissional e, a partir das respostas, propor caminhos didático-pedagógicos para a identificação e o ensino de gêneros a partir da teoria apresentada. As categorias de análise de autores como Bakhtin (2011 [1952-53]), Swales (1990, 2004 e 2009), Bazerman (2011b), entre outros, são apresentadas com a intenção tanto de entender melhor o fenômeno quanto explicitar possibilidades de uso como ferramentas de identificação e ensino de gêneros. A pesquisa é de caráter misto, com ênfase qualitativa, exploratória e por conveniência. O questionário possui 21 perguntas e tem como propósito avaliar a experiência e a visão dos informantes sobre o trabalho com os gêneros textuais. Conclui-se que muitos informantes ressaltam os desafios de se trabalhar com gêneros das áreas profissionais. Eles valorizam, por exemplo, as palestras e os materiais de apoio. Buscam, muitas vezes, por conta própria, formas de como identificar e ensinar gêneros, dado que o trabalho interdisciplinar, apesar de julgarem importante, é uma experiência pouco praticada na escola. A maioria dos informantes confirma que a troca de experiências, projetos interdisciplinares, o conhecimento sobre a teoria de gêneros, as próprias visitas técnicas promoveriam mais experiências com a práxis das áreas profissionais e, consequentemente, com os gêneros que lá circulam: experiências essas que proporcionariam segurança ao docente para contextualizar um gênero que precisa ensinar. Esta constatação, portanto, motivou a elaboração do último capítulo: caminhos para a identificação e ensino de gêneros. São cinco os caminhos. Os três primeiros são de Bazerman (2011b), Bhatia (1993) e Askehave e Swales (2009) para aqueles que não possuem familiaridade com o gênero na área profissional. O quarto é a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para trabalhar com uma sequência didática (SD) para o ensino dos gêneros dentro dos cursos técnicos e, por último, a contribuição de Devitt (2009) em que a autora explica como podem ser combinadas três práticas de ensino para alcançar uma consciência crítica ao redigir um gênero textual/discursivo.