Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS
Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
HOLANDA, M.
O. F. Formação técnica em design de
móveis à luz das concepções de tecno-estética e desvio de função. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão
e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza, São Paulo, 2023.
O ato inventivo na concepção de um móvel concilia
aspectos técnicos e estéticos, não no sentido de uma simples complementaridade,
nem de oposição, mas de uma espécie de aliança entre técnica e estética. Esse
acoplamento, união ou vínculo no momento da atividade inventiva, que pode ser
observado em design, é o que o filósofo francês Gilbert Simondon denomina de
tecno-estética. O presente trabalho estudou a problemática dos aspectos
técnicos e estéticos que aparecem na formação profissional de cursos voltados
ao Design, em especial em um curso de Design de Móveis. A questão a ser
discutida nesta pesquisa é: Como e quais as possibilidades de criação de
espaços de ensino-aprendizagem, em cursos voltados ao design, que levem em
conta a dimensão tecno-estética a partir do conceito de desvio de função? O
objetivo geral é analisar as possibilidades da criação de espaços de
ensino-aprendizagem que levem em conta a dimensão tecno-estética e de desvio de
função na formação técnica em Design de Móveis. Como objetivos específicos
foram explorados os conceitos e definições relacionados ao design, à
tecno-estética e ao desvio de função do processo inventivo; considerou-se
refletir sobre a problemática das relações entre arte, técnica e estética, por
meio de documentação pertinente ao curso de Design de Móveis e discutir
questões relacionadas à formação profissional; elaborar estratégias pedagógicas
que se utilizem da tecno-estética e do desvio de função como uma possibilidade
de ensino-aprendizagem no curso de Design de Móveis e observar, por meio de
estudo empírico, as interconexões entre técnica e estética quando da elaboração
de artefatos (peças de mobiliário), tendo o desvio de função como um desafio à
estruturação do design. Em termos metodológicos, foi elaborada uma pesquisa
bibliográfica, teórico-referencial, análise documental referente ao curso de
Design de Móveis e seu eixo correspondente e elaboração da parte empírica com
pesquisa-ação. Entre os resultados da pesquisa, foi possível elaborar um guia
para análise de projetos em design de móveis a partir de uma perspectiva
tecno-estética de ensino-aprendizagem para fins pedagógicos no curso, além de
trazer reflexões para a elaboração de concepções sobre a atividade em design no
âmbito da Educação Profissional e Tecnológica que possam servir de apoio tanto
em Design de Móveis especificamente quanto à formação em outras áreas. Ademais,
a pesquisa pode ensejar outras pesquisas correlatas, práticas pedagógicas,
novos direcionamentos curriculares e a elaboração de políticas, bem como para
grupos de pesquisas interessados em desenvolver uma formação profissional
centrada no conceito de tecno-estética.